quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Como combater a Tosse com Catarro


Para combater a tosse com catarro deve-se fazer nebulizações com soro através do uso de aerossol, tossir com frequência para eliminar as secreções, beber pelos menos 2 litros de líquidos e& tomar chás com propriedades expectorantes, como o da casca da cebola. 

A tosse é um mecanismo de defesa do organismo na tentativa de eliminar as secreções do sistema respiratório, surgindo principalmente quando há uma inflamação dos brônquios ou pulmões. Algumas doenças que podem causar tosse com catarro são bronquite, bronquiolite, pneumonia e tuberculose e por isso se a tosse não melhorar em 5 dias deve-se ir ao médico pneumologista.

Geralmente, a tosse com catarro transparente, não é preocupante e pode ser sinal de gripe ou resfriado. No entanto, além dessa tosse, pode ocorrer:

Tosse com catarro e falta de ar: pode ser sinal de bronquite, que deve ser tratada com o uso de remédios receitados pelo médico;
Tosse com catarro verde ou com catarro amarelo: pode ser sinal de infecção bacteriana e o tratamento deve ser orientado pelo médico;
Tosse com catarro e com sangue: pode ser sinal de tuberculose ou de lesão nas vias respiratórias e, por isso, é importante consultar um médico para que se possa investigar a causa e iniciar o tratamento adequado.

Como combater a tosse com catarro
O catarro pode-se concentrar na garganta e dificultar a respiração, tornando a voz rouca e, para que este seja eliminado é necessário fazer um nebulização com soro para facilitar a saída das secreções.

Quando o individuo tem tosse com catarro transparente deve fazer:

Nebulização com soro para diminuir a espessura e quantidade do muco, ajudando a respirar melhor ou inalando água quente fervente ou água quente do chuveiro;
Beber no mínimo 2 litros de água, suco ou chá por dia, para fluidificar as secreções, facilitando a sua retirada;
Tossir sempre que sentir a presença de secreções, não engolindo as secreções;
Tomar chás expectorantes, que facilitam a eliminação do catarro.
Em alguns casos, pode ser necessário tomar remédios como um xarope para a tosse como Vick sob orientação médica.
Remédios caseiros para soltar o catarro
Algumas opções de remédios caseiros para curar a tosse com catarro transparente incluem:
Inalar o vapor de água fervida com 1 colher de sal grosso e 1 gota de óleo essencial de eucalipto;
Tomar o chá da casca da cebola com mel e 1 pitada de pimenta branca, 2 vezes ao dia;
Tomar o suco de 1 laranja com 1 limão, 1 colher de mel e 3 gotas de extrato de própolis;

Comer alimentos ricos em vitamina C como laranja, tangerina e pimentão cru, porque isto fortalece o sistema imunológico. Além disso, pode fazer um suco de laranja com agrião e tomar todos os dias.
Quando há tosse com catarro é importante não tomar nenhum remédio para tosse seca porque é importante eliminar o catarro para evitar complicações como a pneumonia, por exemplo.

Remédios naturais para Tosse com Catarro na Gravidez
A tosse com catarro também pode surgir na gravidez, podendo ser muito incômoda e, para tratá-la é fundamental beber bastante água, sucos ou chás, para que o catarro se torne mais fluido e saia com mais facilidade.

O suco de laranja também é ótimo para hidratar o corpo e como é rico em vitamina C, ele é um ótimo remédio caseiro para fortalecer o sistema imune para combater a gripe e o resfriado.
Além disso, durante a gravidez, não se deve tomar nenhum remédio sem orientação médica, porque eles podem prejudicar o bebê, por isso antes de tomar qualquer remédio deve consultar o médico.

Quando ir ao médico
Deve-se buscar ajuda médica quando a tosse apresenta-se com catarro verde, amarelo, com sangue ou marrom porque estas cores podem indicar a presença de micro-organismos no pulmão que podem ter que se tratados com antibióticos, por exemplo.

Também é recomendado ir na consulta quando há febre, rouquidão e quando a tosse com catarro dificulta a respiração e não passa há mais de 5 dias.

O médico poderá solicitar um raio-x do pulmão e o exame do escarro para avaliar a cor, a consistência e o micro-organismo envolvido para fazer o diagnóstico da doença e indicar os melhores remédios.

Dr. Arthur Frazão-Clínico geral
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.