sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Sedentarismo nunca mais: Comece a correr ainda hoje!


Uma vida sedentária, sem atividade física e sem alimentação regrada pode ser sinal de estresse, desânimo e até mesmo depressão. Separamos 7 passos simples para você conseguir abandonar o sedentarismo e sair para correr ainda hoje!
Antes de mais nada, salientamos a importância de passar por uma avaliação médica antes de iniciar qualquer atividade física. Como correr é um esporte de impacto moderado a alto, é imprescindível que você obtenha o aval do seu médico para iniciar.

Para sair do sedentarismo de vez, depois de conversar com seu médico, esses 7 passos certamente te transformarão em um corredor nato.

Alongamento é crucial!
Antes de iniciar a corrida, faça um alongamento completo, incluindo pernas, braços, ombros e pescoço.

Velocidade não é tudo
É muito divertido correr o mais rápido que podemos, apostar corridas com os filhos e tudo mais. Contudo, quando corremos muito rapidamente não conseguimos correr por muito tempo. Para fazer da corrida um esporte e um hábito, temos sempre que começar com um ritmo mais desacelerado, que nos permita correr por um período maior de tempo.

Alternar entre corrida e caminhada.
No começo, o fôlego será curto e será fisicamente impossível correr 40 minutos sem parar, por exemplo. A dica, então, é alternar o treino entre corrida e caminhada.
Você pode começar com 5 para 1, ou seja, para cada 5 minutos caminhando, você corre 1 minuto. Conforme for sentindo-se bem e melhorando seu condicionamento, vá aumentando a proporção de corrida, até chegar ao ponto de 2 minutos correndo para 1 de caminhada, para então finalmente correr por um longo período sem precisar alterar entre corrida e caminhada.

Equipamento para iniciantes.
A corrida também é um esporte magnífico por conta de sua simplicidade de equipamentos. Você não precisa gastar uma fortuna para começar a praticar. Basta escolher uma roupa confortável para esportes no seu guarda-roupas e um bom tênis. Recomenda-se que o tênis seja próprio para corrida, pois usar qualquer tipo de tênis, sem amortecimento, pode ocasionar problemas nos joelhos, pois é uma atividade de alto impacto para a região.

Tenha objetivos
Saber onde quer chegar é um ótimo passo para sair do sedentarismo rumo a uma vida de corredor. Seja emagrecer, melhorar a saúde ou apenas se divertir, ter um objetivo claro é ótimo para não perder o foco e voltar para o sofá.

Saiba seus limites
Iniciar uma nova atividade e sair do sedentarismo é muito empolgante, mas tome cuidado para não forçar seu corpo além do limite, você pode se machucar, lesionar o joelho. Evite acidentes.

Paciência.
Seja paciente consigo mesmo, celebre cada conquista nessa jornada. Sair do sofá da sala e colocar o tênis para correr já é uma conquista!

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.