segunda-feira, 14 de abril de 2008

Alimentos podem prevenir e controlar a pressão alta


Nutricionista da rede Mundo Verde dá dicas de saúde e produtos naturais que podem ajudar a prevenir a doença.

No Brasil cerca de 35% da população acima dos 40 anos sofre com a hipertensão arterial, que também tem atingido cada vez mais adolescentes e jovens. Popularmente conhecida como “pressão alta”, esta doença ataca os vasos sangüíneos e, se não for devidamente tratada, pode causar lesões no cérebro, coração, olhos e rins. Na maioria das vezes, este mal tem origem genética, mas também é influenciado por fatores como alimentação, sedentarismo e estresse. Estudos comprovam que exames periódicos e uma alimentação balanceada ajudam na prevenção e controle da doença.

No Dia Nacional de Combate à Hipertensão (24 de abril), Flávia Morais, nutricionista da rede Mundo Verde – especializada em produtos naturais, orgânicos e de bem-estar – recomenda aos hipertensos uma mudança nos hábitos alimentares, com redução da ingestão de sal e de bebidas alcoólicas e a prática de exercícios físicos. Flávia selecionou algumas dicas de alimentação para combater a hipertensão, como comer frutas, verduras, legumes e cereais integrais, carnes brancas assadas, grelhadas ou cozidas; ingerir no mínimo dois litros de água por dia; preferir óleos vegetais, manteigas e margarinas sem sal, leite desnatado e queijos sem gordura.

Flávia lembra que na rede Mundo Verde – com 124 lojas em todo o Brasil e em Angola - é possível encontrar alimentos que são importantes aliados no combate ao aumento da pressão arterial, como suco de uva, vinho tinto orgânico e suco de cranberry; cereais integrais (aveia, farelo de trigo, arroz integral); quinua, semente de gergelim, aveia, soja e derivados; feijões, ervilha seca e banana passa e oleaginosas (castanha de caju, castanha do pará, nozes, avelã, pistache – sem sal).

Linhaça; cápsulas de óleo de peixe e de óleo de alho; gérmen de trigo e óleo de gérmen de trigo; lecitina de soja e sal light também são outras indicações de alimentos aliados da boa pressão arterial. Outros alimentos como Aloe Vera, Clorofila, Geléia Real e Mel também desempenham papel importante no controle da hipertensão. “É importante atentar para a leitura dos rótulos nutricionais antes de adquirir os produtos alimentícios, escolhendo sempre alimentos com baixo teor de sódio”, adverte a nutricionista.

É preciso também medir a pressão periodicamente. A hipertensão existe quando a pressão, medida várias vezes em ocasiões diferentes, em consultório médico, é igual a 14 por 9 ou superior. “O único modo de saber se a pressão está normal é medindo-a. O ideal é medir a pressão pelo menos a cada seis meses ou com intervalo máximo de um ano”, ressalta a nutricionista.

Flávia recomenda ainda evitar o fumo e praticar yoga ou meditação. “Essas dicas ajudam a prevenir o aparecimento da doença e valem para as pessoas de todas as idades”. E acrescenta: nenhuma orientação substitui uma consulta clínica individualizada realizada por um profissional de saúde.

A rede Mundo Verde mantém um serviço de informações nutricionais gratuito, de segunda a sexta-feira, das 13 às 18 horas, pelo 0800-222528 e pelo site www.mundoverde.com.

Algumas dicas sobre alimentação.: * Consuma uma boa variedade de frutas, verduras, legumes | * Consuma cereais integrais | * Prefira preparações assadas, grelhadas ou cozidas | * Utilize óleos vegetais (oliva, girassol, milho, etc.) | * Ingira pelo menos 2 litros de água por dia | * Prefira leite desnatado e queijos com pouca gordura (minas, ricota, cottage, etc.) | * Utilize manteiga ou margarina sem sal | * Reduza o sal da dieta, seguindo orientações do médico ou nutricionista | * Utilize como tempero: alho, cebola, limão, azeite doce, temperos verdes, pimentão, noz moscada, orégano, manjericão, alecrim, etc.

* Evite excesso de sal, que predispõe ao aumento da pressão arterial – é preciso atentar para a leitura dos rótulos nutricionais antes de adquirir os produtos alimentícios, escolhendo sempre alimentos com baixo teor de sódio; * Reduza ao máximo ou elimine o consumo de cafeína, chá preto, chá mate, refrigerantes tipo cola | * Restrinja o consumo de alimentos muito gordurosos, embutidos (calabresa, salame, mortadela, salsicha, presunto, bacon) e enlatados (azeitonas, picles, ketchup, maionese) e manteiga com sal | * Evite consumir bebidas alcoólicas - estudos demonstram que o abuso de álcool pode estar associado à pressão alta.

Recomendações gerais.: * Verifique freqüentemente sua pressão arterial: * Procure manter o peso adequado - pessoas com excesso de peso têm maior probabilidade de desenvolver a hipertensão | * Evite o fumo | * Pratique exercícios físicos com orientação – yoga e meditação são indicados | * Mantenha hábitos de vida saudáveis, reduzindo o nível de estresse.

Alimentos que combatem a hipertensão.: Suco de Uva / Vinho Tinto Orgânico / Suco de Cranberry: contêm Bioflavonóides, como a Atequina, Epicatequina, Resveratrol, que varrem os radicais livres e relaxam os vasos.

Cereais integrais (aveia, farelo de trigo, arroz integral): ricos em fibras, auxiliam na redução das taxas de colesterol e da pressão sanguínea.

Quinua, semente de gergelim, aveia, soja e derivados: fontes de cálcio. Estudos indicam que o consumo de alimentos fontes de cálcio ajuda a relaxar os vasos auxiliando na redução da pressão arterial.

Feijões, ervilha seca e banana passa: boas fontes de potássio que ajudam a regular a quantidade de água dentro das células.

Oleaginosas (castanha de caju, castanha do pará, nozes, avelã, pistache – sem saL): fontes de gorduras insaturadas e magnésio, nutrientes que auxiliam no combate à hipertensão.

Linhaça: rica em ômega 3: tem importante papel na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, aterosclerose e hipertensão.

Cápsulas de óleo de peixe: fonte de ômega 3. Auxilia na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, aterosclerose e hipertensão.

Cápsulas de óleo de alho: aumentam a elasticidade dos vasos, favorecendo a circulação e baixando a pressão.

Gérmen de trigo / Óleo de gérmen de trigo: fonte de vitamina E que possui efeito anticoagulante, melhorando a circulação sangüínea.

Lecitina de soja: previne danos nas artérias.

Sal light: reduzido em sódio, diminui a retenção de líquidos que causaria a pressão alta.

Outros alimentos como Aloe Vera, Clorofila, Geléia Real e Mel também desempenham papel importante no controle da pressão arterial.

Mitos sobre a hipertensão.: * O Chá Verde é contra-indicado para hipertensos - MITO. O Chá verde tem menos cafeína que o café, então ele é contra-indicado apenas para os hipertensos que têm restrição ao consumo do café.

* Tudo que é de soja é bom para o hipertenso - MITO. O Misso e o molho shoyu temperam e conservam os alimentos, mas têm grandes quantidades de sódio, que é contra indicado para hipertensos.

Cuidados especiais.: * Atentar para a leitura dos rótulos nutricionais antes de adquirir os produtos alimentícios, escolhendo sempre alimentos com baixo teor de sódio

* Cuidado também com sopas de pacote e alguns biscoitos (epicen, glico snack). Estes são produtos de baixo valor calórico, mas que contêm muito sódio em sua composição.

* Nenhuma orientação substitui uma consulta clínica individualizada realizada por um profissional de saúde.

O que é Hipertensão Arterial ou Pressão Alta?

É quando a pressão exercida pelo sangue em movimento na parede das artérias é muito forte, ficando acima dos valores normais. As artérias são vasos que saem do coração e levam o sangue oxigenado com nutrientes para todas as células do nosso organismo.


Existe um valor estabelecido para se diagnosticar a Pressão Alta?

Um indivíduo pode ser considerado hipertenso quando sua pressão arterial máxima fica igual ou maior a 14 (140 mmHg), e a pressão arterial mínima igual ou maior a 9 (90mmHg).
Entretanto, podemos afirmar que o ideal é mantermos a pressão arterial máxima igual a 12 (120 mmHg) e a pressão arterial mínima igual a 8 (80 mmHg), a famosa medida 12 x 8.
A partir desses níveis a Pressão Alta começa a causar alterações em órgãos importantes do nosso organismo,como: coração, artérias, órgãos, rins.


Por que a Hipertensão Arterial ou Pressão Alta é perigosa?

Porque, inicialmente a Hipertensão Arterial não apresenta nenhum sintoma e muitas vezes os sintomas a ela atribuídos, como: dor de cabeça, sangramento pelo nariz, tonturas, falta de ar e outros, nem sempre são causados por ela.
E apesar disso, esta “Inimiga Silenciosa”, aumenta o risco da pessoa ter um infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (derrame), insuficiência cardíaca, insuficiência renal e comprometimento da visão por lesões da retina.


Por que uma pessoa apresenta Hipertensão Arterial?

O principal fator é hereditário (o indivíduo herda da família o risco de vir a desenvolver a hipertensão). Além desses fatores de riscos incontroláveis, fatores ambientais podem aumentar a chance de instalação da Hipertensão Arterial. Alguns fatores ambientais: ingestão excessiva de sal (acima de 6 gramas diárias), aumento de peso, sedentarismo, excesso de bebida alcoólica, estresse, tabagismo e uso de alguns medicamentos.


Após feito o diagnóstico de Hipertensão Arterial como tratá-la?

O tratamento pode ser feito com medicamentos ou não, isso vai depender dos níveis da sua pressão arterial, do comprometimento ou não de determinados órgãos e da presença de outras doenças. Portanto quem pode decidir isso é somente seu médico.

Você pode colaborar para o sucesso do tratamento modificando alguns dos seus hábitos.

1- Alimentação: Diminuir o sal da comida; nunca ultrapassar 6 gramas por dia, ou seja, 1 colher das de chá para toda a alimentação diária. Retire o saleiro da mesa e use temperos naturais como: limão, cebola, alho e cheiro-verde.

2- Peso: O execesso de peso tem grande relação com o aumento da pressão, portanto, se você esta com o peso acima do normal, ou seja, índice de massa corpórea* acima de 25 Kg/m², deve iniciar um programa de redução de peso no qual a ingestão de alimentos de baixo valor calórico deve ser a regra. Evite dietas “milagrosas”, use sua criatividade, o correto é consumir alimentos de todos os grupos (cereais integrais, frutas, legumes, carnes, leite e derivados), variando o máximo que puder para não faltar nutrientes.

3- Sedentarismo: Abandone o sedentarismo. Passe a fazer caminhada de, no mínimo, 30 minutos todos os dias ou, pelo menos, quatro vezes por semana. Os melhores exercícios para os pacientes hipertensos são: caminhar, nadar, correr, e andar de bicicleta. Exercícios como halterofilismo e musculação não são recomendados para hipertensos.

4- Bebidas Alcoólicas: O use excessivo de bebidas alcoólicas, aumenta a pressão arterial. Por isso, para os homens, o uso de bebidas destiladas (uísque, vodca, aguardente etc) não deve exceder 60 ml ao dia, o vinho não deve exceder 240 ml, e a cerveja 720 ml. Com relação as mulheres e indivíduos de baixo peso, a ingestão alcoólica, não pode ultrapassar a metade permitida para os homens. Se você não consegue se enquadrar nesses limites, sugere- se o abandono de bebidas alcoólicas.
Pois, além de fazer subir a pressão, o ácool é uma das causas de resistência ao tratamento hipertensivo, causando gastrite, problemas no fígado, coração, cérebro, isso tudo sem contar os problemas sociais causados pela bebida.

5- Tabagismo: O tabagismo é o mais importante fator de risco, previnível para doença cardiovascular, sendo responsável por 1 em cada 6 óbitos, pois a nicotina aumenta a pressão arterial e acelera a progressão da aterosclerose ( depósito de gordura nas paredes das artérias). Portanto, abandonar o tabagismo deve ser a primeira providência do hipertenso.

6- Atividades de Lazer: Identifique uma atividade que lhe dê prazer, como: ler um livro, pintar um quadro, bordar, participar de atividades sociais ou de grupos de relaxamento. Uma atividade desse tipo poderá ser muito positiva para uma vida normal. Coloque nessa atividade todas as suas energias.

7- Estresse: Para cada pessoa, as causas do estresse podem ser diferentes. O melhor a se fazer é, se possível, identificar o motivo que está gerando tensão e eliminá-lo.Na impossibilidade, deve-se “administrar” esse problema, através da maneira mais harmônica.

Dicas para hipertensos Quando um médico lhe prescreve um medicamento,você deve tomá-lo rigorosamente conforme foi prescrito, observando as doses, número de tomadas diárias e os horários. Nunca abandone o tratamento, ele é para o resto da vida. Pode ser que com o tempo você tome outro medicamento ou até mesmo lhe seja recomendado um tratamento sem medicamentos, mas isso é uma decisão que somente seu médico poderá tomar. O tratamento estará mantendo ou melhorando sua qualidade de vida. Portanto, segui-lo corretamente significa viver mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.