sexta-feira, 11 de abril de 2008

Gordura trans pode duplicar risco de câncer de mama, diz estudo

Sex, 11 Abr, 05h49

Paris, 11 abr (EFE).- Mulheres com elevados níveis de gordura trans vinculados ao consumo de doces recheados, batatas fritas, massas e pizzas têm duas vezes mais chances de desenvolver câncer de mama, segundo um estudo divulgado hoje.

Em um comunicado, o Instituto de Oncologia Gustave Roussy e o Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica da França (Inserm) também informaram que, na pesquisa que conduziram, não foram encontradas evidências de que os ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 presentes em alguns tipos de pescado previnem esse tipo de câncer, o mais comum entre as mulheres.

Os pesquisadores, que basearam seu trabalho em amostras de sangue coletadas entre 1995 e 1998, concluíram que "o risco de câncer de mama aumenta com o nível de gordura trans".

Durante o estudo, os cientistas compararam o sangue de 363 mulheres que desenvolveram câncer de mama com amostras do grupo de controle.

Constatado que as chances de a doença surgir são duas vezes maiores em mulheres com elevado nível de gordura trans no organismo, os autores da pesquisa ressaltaram que, "por enquanto", não podem fazer mais que "recomendar a redução do consumo de produtos manufaturados, fonte de ácidos graxos trans de origem industrial".

"Particularmente, seria conveniente limitar os processos industriais" que os geram e que ainda são utilizados, ou seja, impor barreira à utilização de óleos vegetais parcialmente hidrogenados, algo que já vem sendo feito na Dinamarca há alguns anos, acrescentaram.

Os cientistas também disseram que as regras de rotulagem deveriam determinar a indicação precisa da quantidade de gordura trans nos produtos com essa substância.

Os responsáveis pelo estudo coincidiram ainda com o consenso de outros colegas europeus e americanos de que uma alimentação rica em pescados com ácidos graxos ômega-3 não tem relação alguma com menores chances de se desenvolver câncer. EFE ac/sc

Gordura trans não perdoa, mata


gordura trans

Um estudo publicado pelo New England Journal of Medicine mostra que a ingestão diária de 5 g de gordura trans aumenta em 25% o risco de doenças cardíacas. E como todos sabem, as doenças cardíacas estão entre as principais causas de morte.
Enquanto não é descoberta a fonte da juventude, as pessoas tem procurado meios de envelhecer com mais saúde. Uma das formas de viver mais tempo, e com uma melhor qualidade de vida, é diminuir a chance de desenvolver doenças ligadas à aterosclerose (Infarto do Miocárdio, Acidente Vascular Cerebral-Derrame Cerebral, e outras).
Diversos fatores podem levar à aterosclerose. Alguns dos fatores não dependem da vontade do indivíduo, como por exemplo a idade e a herança genética. Porém outros fatores de risco podem ser evitados, como por exemplo a ingesta excessiva de gorduras ou colesterol.
Alguns tipos de gorduras são mais nocivas que as outras, portanto uma breve explicação sobre os tipos de gordura:

Gorduras saturadas e insaturadas

Uma forma de identificá-las nos alimentos é observar a sua consistência em temperatura ambiente. As gorduras saturadas, geralmente de origem animal, apresentam-se no estado sólido, enquanto as insaturadas, de origem vegetal, encontram-se na forma líquida – exceto as gorduras trans. As gorduras saturadas e as gorduras trans são prejudiciais.
Gorduras trans
São formas específicas de gorduras insaturadas existentes, em pequenas quantidades, naturalmente nos seres vivos, mas que também podem ser obtidas quando óleos vegetais sob a forma líquida são convertidos em gorduras sob a forma sólida. Esse processo chamado hidrogenação,faz com que as gorduras insaturadas passem a agir no organismo como as gorduras saturadas.
O produto conhecido como gordura vegetal hidrogenada é obtido pela hidrogenação de óleos vegetais que são ricos em gorduras insaturadas. A gordura vegetal hidrogenada (gordura trans produzida na indústria) é muito utilizado no preparo de alimentos industrializados pois ela aumenta a vida útil e a estabilidade das gorduras, além de conferir melhor sabor aos alimentos.
Colesterol
O colesterol é um tipo de gordura existente em alimentos de origem animal. Ele é necessário para o organismo, pois participa da produção dos hormônios sexuais masculinos e femininos, da membrana celular, do ácido biliar, da síntese da vitamina D. Mas em excesso o colesterol deposita-se nas paredes das artérias levando a aterosclerose.
A maior preocupação deve ser com os alimentos industrializados - como sorvetes, batatas-fritas, salgadinhos de pacote, pastelarias, bolos, biscoitos, entre outros; bem como as gorduras hidrogenadas e margarinas, e os alimentos preparados com estes ingredientes.
Evite a ingesta excessiva de colesterol, gorduras saturadas e gorduras trans. Verifique a quantidade de destes nas embalagens dos alimentos, sendo assim possível fazer escolhas mais saudáveis, dando preferência àqueles que contenham menor teor dessas gorduras, ou que não as contenham.
Procure saber o seu nível de colesterol total, de LDL-colesterol (lipoproteína de baixa densidade)-“colesterol ruim”, e do HDL-colesterol (lipoproteína de alta densidade)-”colesterol bom”. Discuta os resultados encontrados com seu médico, seu coração agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.