sexta-feira, 4 de abril de 2008

Cólica: sobrevivendo ao caos do choro multiplicado

por MAJOY ANTABI, mãe dos trigêmeos Henri, Maia e Laila


DOIS BEBÊS CHORANDO DE CÓLICA AO MESMO TEMPO? POIS É... PARA QUEM TEM GÊMEOS, ESSA É UMA REALIDADE E BEM POSSÍVEL ...

NÃO SERIA ÓTIMO SE NOSSOS BEBÊS VIESSEM AO MUNDO com um contrato assinado de que jamais sentiriam cólicas juntos? Eu escrevi “seria”... porque poucas coisas na vida são do jeito que a gente quer. Então, acalme-se e prepare-se para enfrentar alguns momentos de pânico!

Dos meus três bebês, somente o Henri não sofria desse mal. Acho que ele já pensava que essas coisas são chiliques femininos e deixava tudo para suas irmãs. A Laila e a Maia choravam muito, mas muito mesmo!

A cólica é a dor mais comum entre os bebês recémnascidos. Quando minhas princesas choravam, a primeira coisa que eu fazia era colocá-las em meus seios para que mamassem, mas elas se irritavam ainda mais. Após padecer algumas vezes no paraíso, aprendi a identificar quando elas estavam com cólicas. “O choro é mais agudo e intenso, os bebês chegam a ficar com os rostinhos vermelhos, quase roxos. Além disso, eles esticam as pernas com freqüência”, explica o pediatra neonatologista Marcelo Reibscheid, filho de Ester e Wilfrido.

O Dr. Marcelo me contou que geralmente essas cólicas se estendem até o terceiro mês e podem ser causadas pela ingestão de ar durante as mamadas ou pela própria imaturidade gastro-intestinal dos bebês. Existe também a teoria de que alguns alimentos que comemos durante a amamentação podem ser a causa. Por isso, é fundamental ter uma dieta regrada e sem abusos, acrescenta ele. Eu já tentei comer ou não comer de tudo e, na verdade, o que funcionava pra mim era a coisa mais simples do mundo, mas ao mesmo tempo a mais difícil: manter a calma!

É muito ruim ver nossos filhotes sofrendo juntos e não saber o que fazer ou quem socorrer primeiro. Na maioria das vezes, eu tinha meu marido ou minha mãe comigo, mas alguns dias enfrentei os ataques de cólica sozinha. Nesses momentos, desenvolvi uma técnica própria: eu sentava na cama, acomodava cada uma em uma perna e colocava um pano quente em suas barriguinhas. Transmitia calma, conversava de mansinho, e elas adormeciam.

Sim, aquecer a região do abdome de seus pimpolhos costuma amenizar as contrações. Isso pode ser feito com bolsas térmicas ou fraldas de pano aquecidas com o ferro de passar, sempre com o cuidado de certificar-se de que não estão muito quentes e enrolar as bolsas em uma fraldinha de pano.

Uma coisa eu posso garantir: você irá sobreviver! E pode ter certeza de que, quando esses três meses tiverem terminado, você estará ainda mais preparada e conhecendo sua turma como ninguém. Brincadeiras à parte... meninos também podem sentir cólica!

Fatores que supostamente causam cólicas:
Cigarro
Cafeína
Chocolate
Muita lactose, como leite de vaca, iogurte, queijo, etc.
Alguns medicamentos (consulte sempre seu médico antes de tomar qualquer coisa) Pílulas anticoncepcionais Soja, trigo, milho, nozes e clara de ovo são vilões na Inglaterra Alguns bebês podem reagir a suplementos vitamínicos e ferro, e outros a cheiros fortes como spray de cabelo, perfumes, etc.

E lembre-se: o que é ruim pra um deles pode não afetar em nada o(s) outro(s). Eles são únicos e individuais!

Majoy Antabi é fundadora do site www.multiplos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.