quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Beber muito café pode causar alucinações


Com agência France-Presse

Pessoas que bebem muito café têm mais chances de sofrer alucinações, de acordo com um estudo britânico divulgado nesta quarta-feira. Uma equipe da Universidade de Durham (Inglaterra) analisou o comportamento de 200 estudantes e concluiu que pessoas que consomem mais de sete xícaras de café instantâneo por dia têm três vezes mais probabilidade de ouvir vozes, ver coisas que não existem ou acreditar que estão sentindo a presença de pessoas que já morreram.

Para os pesquisadores, isso pode ocorrer pelo fato de a cafeína aumentar os efeitos fisiológicos do stress, aumentando a produção do hormônio cortisol, que em altas concentrações pode fazer com que a pessoas escutem vozes não existentes.

Para os cientistas, a descoberta pode ajudar a desvendar o efeito da nutrição nas alucinações. "Dada a ligação entre comida e humor, e especialmente entre cafeína e a resposta do organismo ao stress, parece sensato examinar o que uma perspectiva nutricional pode esclarecer sobre as alucinações", disse Simon Jones, cientista que liderou o estudo.

Jones ainda lembra que as alucinações não são necessariamente um sinal de doença mental. "Cerca de 3% das pessoas ouvem tais vozes regularmente", afirmou o cientista. Outros produtos que contenham cafeína, como alguns tipos de chá, chocolate e bebidas energéticas, podem causar os mesmos efeitos que o excesso de café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.