segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Resfriados e gripes

A boa alimentação colabora para a diminuição de resfriados e gripes deixando o sistema imunológico fortalecido

Que a alimentação é a base de uma boa saúde todo mundo sabe. E quando o assunto é evitar a gripe e os resfriados, a dica é manter, pelo menos nos quatro primeiros dias, uma alimentação especial baseada em um cardápio recomendado por nutrólogos e endocrinologistas. Afinal de contas, os anti-virais nem sempre garantem resultados efetivos. Se não tratado com cuidado, a gripe pode se complicar, gerando pneumonia ou sinusite, por exemplo.

A dieta proposta para o estado gripal contém algumas vitaminas, entre elas A, B e C. A vitamina A tem ação anti-inflamatória e é encontrada em frutas como pêssego, mamão, caqui, cenoura, leite e queijo. A vitamina B aumenta a imunidade do organismo. Está presente no levedo de cerveja, lentilha, arroz integral, gengibre, peixe, semente de girassol, soja, germe de trigo, banana, verduras, abacate, melão, vísceras, galinha, gema de ovo e nozes.

O kiwi, a manga, o tomate e a couve são bons representantes da vitamina C, que atuam como antioxidantes, contribuindo para o melhor desempenho físico, otimizando a absorção do ferro e promovendo a cicatrização.

A cebola, o gengibre e a salsa são importantes itens na reposição de selênio, outro antioxidante com capacidade desintoxicante e anti-inflamatória. Para quem gosta de cogumelos shitakes, a dica é ir em frente. Eles são ótimas fontes de letinan, um imunoestimulante que aumenta a produção de células de defesa do organismo. E como não poderia faltar, a dieta de estado gripal deve conter zinco, presente em alguns alimentos, como aveia, feijão e leite.

Equipe Bem Star

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.