terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Colágeno

O mapeamento do colágeno possibilita melhores resultados em uma cirurgia como a lipoaspiração

O colágeno é a classe mais abundante de proteínas do organismo, representando mais de 30%, e é formado por diversos tipos de aminoácidos, que desempenham várias funções, como a de unir e fortalecer os tecidos. Portanto, determinar a presença dessa substância nesta ou naquela parte do corpo pode ser essencial para os resultados satisfatórios de uma lipoaspiração, por exemplo. Quantidade e qualidade revelam as áreas mais flácidas ou com mais problemas de cicatrização.

Não é segredo para ninguém que a falta de colágeno deixa a pele mais flácida e enrugada. No entanto, muitas pessoas pensam que o colágeno está presente apenas na derme.

O que não é verdade. O material faz parte da camada superficial de gordura do organismo: o tecido celular subcutâneo, ou gorduroso, formado por dois extratos de células adiposas e septos fibrosos.

O mais profundo se chama lamelar e o superficial, areolar. Foi nessa área mais delgada que se percebeu dois tipos de fibras colágenas: uma densa e outra menos compacta e frouxa. Assim, ao se aspirar a adiposidade nesse local, é preciso agir de forma mais delicada para não destruir a estrutura presente.

Todo especialista que tem esse cuidado em não destruir o colágeno existente, especialmente as fibras situadas na camada superficial de gordura, evita deformidades e fibroses durante e após a cirurgia. Possibilita ainda uma menor destruição de vasos sanguíneos - o que resulta na diminuição do sangramento.

Equipe Bem Star

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.