sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Transforme o macarrão em um aliado do seu regime alimentar

Fonte: Abril.com
Segundo nutricionista, a chave para o controle de peso é o tamanho das porções de massa e atenção aos molhos e acompanhamentos
Da Redação

Molhos leves e legumes cozidos são ótimos pares para massa

Durante muito tempo o macarrão foi visto como o vilão das dietas de controle de peso. No entanto, especialistas em nutrição concordam que o ganho de peso é decorrente do excesso de calorias. Isso significa que não importa de onde as extras vêm. Se você ingerir mais calorias do que gasta vai engordar.

“O ganho de peso não é causado por um alimento em particular. O macarrão quando consumido em porções adequadas e combinado com legumes, verduras e outros alimentos pouco calóricos não contribui para o ganho de peso”, ressalta a nutricionista Márcia Terra, consultora Nutricional da Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima).

Especial dietas
Aprenda a preparar receitas com legumes e verduras

Desta forma, entende-se que nenhum alimento deve ser analisado de forma isolada. O que deve ser levado em conta é a composição da dieta, além da forma de preparar os alimentos.

O macarrão é considerado um alimento nutritivo e não contém gordura, colesterol e sódio, além de ser rico em carboidratos complexos, que promovem a liberação mais lenta da energia. A redução no tempo de transformação do carboidrato em açúcar faz com que o macarrão seja considerado um alimento com “índice glicêmico” (IG) baixo a moderado.

O índice glicêmico é a velocidade que o alimento leva para ser absorvido e ser transformado em açúcar no sangue. Dessa forma, o macarrão proporciona sensação de saciedade mais prolongada o que ajuda no consumo adequado de calorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.