terça-feira, 20 de abril de 2010

Taboão lidera número de casos de dengue seguido de Itapecerica e Embu



Pneus com água parada são ambiente ideal para proliferação do mosquito
Mesmo não sendo verão, o clima continua quente e seco e é por este motivo que as cidades de Itapecerica da Serra, Taboão e Embu das Artes estão intensificando os cuidados para evitar o aumento de casos de dengue. Taboão da Serra é a cidade que até o momento apresentou mais casos da doença contabilizando 121 casos suspeitos, e 18 confirmados.

Todos teriam sido “importados”, ou seja, as pessoas contraíram a doença em visita a São Paulo (Butantã, Vila Sônia), que tem apresentado número alto de pessoas infectadas, segundo o Diretor de Vigilância Epidemiológica de Taboão e Itapecerica da Serra, Milton Parron.

Diferente da cidade vizinha, Embu apresentou segundo o Coordenador de Dengue, Doutor Marcelo Monteiro Pinto 13 casos confirmados, 9 autóctones (contraídos no próprio município) e 4 importados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e dois de Taboão da Serra.

Em contrapartida, a cidade de Itapecerica apresentou 11 casos suspeitos, sendo que somente um foi confirmado. Segundo Milton o maior motivo de Itapecerica da Serra não ter tantos casos da doença é devido à localização, também por ser uma área rural e mais fria.

As cidades apresentam muitos casos em aberto, aguardando confirmação, Taboão e Embu contabilizam 78, já Itapecerica que desde o começo do ano apresenta um número pequeno da doença, soma 7 casos.

As três cidades tomam providências parecidas para tentar combater novos casos, aumento de criadouros, dando assistência de casa em casa, divulgando o que o munícipe deve ou não fazer para combater a doença e acima de tudo informar quais são os principais sintomas da doença. “O trabalho acontece durante o ano todo, mas nessa época que o aumento é excessivo o cuidado é redobrado”, garante o Doutor Marcelo Monteiro da cidade de Embu.

Além disso, segundo ele os lugares que apresentaram casos positivos precisam passar pelo trabalho de nebulização, que acontece no período da manhã devido ao grande calor, “só a nebulização não resolve todo o problema, pois só mata o mosquito e não o criadouro, o ovo e as larvas”, explicou.

Marcelo ainda contou que nesta quarta-feira de feriado, 21, a equipe de combate a dengue fará uma Campanha no Projeto de Cidadania em Ação, no campo do Jardim Mimás, com distribuição de saquinhos de areia para suporte de vasos, folhetos informativos, cadastro de solicitação para vedação de caixa d’ água.

Karen Moura Santiago | 20/4/2010 - 01h09

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.