sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Malhação na 3º Idade: Atividades físicas melhoram a qualidade de vida do idoso

Como em todas as fases da vida, a qualidade de vida do idoso também melhora com a prática de exercícios. Porém, o tipo de exercício a ser realizado depende das condições de saúde e da vontade de cada um. Estudos mostram que pelo menos 70% dos idosos têm um problema de saúde e a atividade física pode ser uma grande aliada do tratamento. Os exercícios podem controlar a manifestação e os sintomas de várias doenças, como a hipertensão, por exemplo, e reduzir o consumo de remédios. Para isso, é preciso trabalhar com três sistemas do corpo humano: o cardiovascular, o nervoso e o músculo-esquelético.

Após a avaliação de sua capacidade funcional e de sua saúde, o idoso deve escolher a atividade de que mais gosta. É importante que ele tenha prazer.

Entre as atividades que trabalham o sistema cardiovascular estão andar de bicicleta, caminhar e fazer natação. A musculação e a ginástica fortalecem o sistema músculo-esquelético. E atividades como Yoga e Tai Chi Chuan, com seus movimentos mais suaves, dão mais atenção ao sistema nervoso.

O ideal é fazer atividades físicas duas vezes por semana, pelo menos, por uma hora, mas o idoso pode também dedicar-se apenas uma vez por semana e isso será melhor do que levar uma vida sedentária. Os exercícios melhoram o equilíbrio e a velocidade ao andar; contribuem para a manutenção e/ou o aumento da densidade óssea; diminuem a depressão e auxiliam a mobilidade do idoso, melhorando os reflexos, o que ajuda a prevenir acidentes.

Por Yasmin Barcellos 
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.