sábado, 8 de setembro de 2012

O que é a Serotonina?

A serotonina, também chamada 5-hidroxitriptamina é um hormônio que é usado tanto como um neurotransmissor no sistema nervoso central quanto como vasoconstritor no sistema vascular.

No cérebro é sintetizado a partir do aminoácido L-triptofano e em seguida armazenado em várias áreas do corpo, tais como a parede intestinal, plaquetas sanguíneas, glândula pineal e cérebro.

Ele tem um efeito direto ou indireto em um grande número de funções psicológicas e fisiológicas, como humor, apetite, sono, memória, aprendizagem, controle de temperatura, comportamento social, comportamento sexual, sistema digestivo, sistema cardiovascular, endócrino e muscular.

Muitos pesquisadores acreditam que baixos níveis de serotonina podem causar depressão e outros acreditam que certos desequilíbrios químicos ou anormalidades cerebrais causam depressão, que é o que leva a baixos níveis de serotonina, o que é certo é que baixos níveis de serotonina está ligado a problemas psicológicos, tais como depressão, ansiedade, transtorno afetivo sazonal e transtorno obsessivo-compulsivo.

Existem alguns meios naturais para aumentar os níveis de serotonina:

Passar tempo ao ar livre durante o dia, mesmo em dias frios do inverno, pode ajudar a aliviar as formas de depressão.
O exercício é uma outra maneira de aumentar naturalmente os níveis de serotonina e elevar os níveis sanguíneos de triptofano, 40 minutos por dia será suficiente para elevar o humor.
A dieta também pode desempenhar um papel importante no aumento dos níveis de serotonina, tais como os carboidratos, que desencadeiam a libertaração de insulina, o que mantém os níveis suficientemente elevados de triptofano para entrar no cérebro e tornar-se serotonina.

A adição de alimentos que são ricos em vitamina B6 é também benéfico, porque esta vitamina aumenta a velocidade com que o triptofano é convertido em serotonina. Algunsalimentos ricos em vitamina B6 são o espinafre, o pimentão, a banana, o alho e o atum, entre outros.

fonte:http://www.saudedicas.com.br/saude-geral/o-que-e-a-serotonina-068461

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.