sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O Dia Internacional do Idoso e o incentivo à prática de atividade física nessa faixa etária

Assegurar aos idosos a melhor qualidade de vida possível, o respeito e as condições para que eles possam se manter inseridos na sociedade talvez seja a melhor forma de celebrar o Dia Internacional do Idoso, em 1º. de outubro. Mas, independente de iniciativas públicas, esta tarefa deve ser conquistada diariamente por cada idoso. Cuidar da saúde por meio do uso correto de medicações, idas regulares ao médico, prática de atividade física regular e alimentação adequada são apenas alguns exemplos de como o idoso pode atingir sua realização pessoal.

A família tem papel fundamental, ao manter uma boa comunicação com o idoso, auxiliando-o e incentivando-o sempre que necessário. No campo da saúde, vale destacar que a atividade física é um dos meios mais eficientes para promover o bem estar da população idosa, e deve ser incentivada pelos familiares.

“É comum ver filhos e netos trazendo os idosos para fazer exercícios físicos por recomendação médica, mas sem a expectativa de que aquilo fará alguma diferença. Contudo, após alguns meses, quando o idoso torna-se mais forte, ágil e independente, os familiares ficam agradecidos e até passam a fazer os exercícios na academia” conta o profissional de educação física Carlos Alberto A. Silva (CREF 070540-G/SP).

Carlos Alberto explica que, ao fortalecer a musculatura, o idoso pode voltar a fazer atividades que havia deixado de fazer, sente-se menos cansado, tem tendência a cair menos e, em consequência, melhora sua qualidade de vida. Com isso, ampliam-se as opções de lazer e interação social, a disposição para ajudar nas tarefas e o ‘sentir-se útil’, que são fatores essenciais para resgatar o equilíbrio psicossocial do idoso e da família.

Além da atividade física supervisionada por profissionais qualificados, o idoso deve ter acompanhamento médico regular. O geriatra é o médico com formação para cuidar da saúde do idoso, sempre com um olhar voltado para a prevenção das doenças. Porém, todas as especialidades médicas e gerontológicas devem interagir harmoniosamente para garantir a saúde da população que envelhece.

Esta interação entre médico geriatra e profissional de educação física qualificado para o exercício físico em idosos é um dos aspectos que diferenciam o trabalho desenvolvido. “O geriatra faz uma avaliação dos alunos que iniciam os exercícios, para conhecer a condição atual de saúde e passar orientações aos professores. Assim, trabalhamos com mais segurança e entendimento de cada caso”, conclui o especialista.

O Dia Internacional do Idoso tem a missão de lembrar que o mundo está envelhecendo e que muitos avanços já foram conquistados para garantir melhor qualidade de vida a esta parcela da população. Mas é importante que os próprios idosos tenham consciência do seu papel no mundo e de como fazer para viver bem e ser um exemplo positivo para a sociedade.

Por Lais
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.