sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Conservante comum utilizado em alimentos pode combater crescimento de células do câncer de cabeça e pescoço

De acordo com pesquisa da Universidade de Michigan, EUA, conservante comum utilizado em alimentos, conhecido com o nome de nisina, pode diminuir ou eliminar o crescimento de células do câncer de cabeça e pescoço. O estudo foi publicado na revista Cancer Medicine.

Agentes antibacterianos como a nisina alteram as propriedades das células das bactérias, tornando-as inofensivas. Recentemente os cientistas começaram a avaliar se a nisina e outros agentes antibacterianos poderiam alterar também as propriedades de outras células, como tumores.

O câncer oral é a principal causa de morte em todo o mundo. Carcinoma de células escamosas oral é responsável por mais de 90% dos cânceres orais. Sendo que as taxas de sobrevivência do câncer oral não melhoraram em décadas.

“As baixas taxas de sobrevivência de cinco anos para o câncer oral ressaltou a necessidade de encontrarmos novas terapias para a doença. O uso de pequenos agentes antibacterianos, como a nisina, para tratar o câncer é uma nova abordagem que representa uma grande promessa. Nisina é um exemplo perfeito porque tem sido utilizada de forma segura em seres humanos durante muitos anos, e agora os estudos de laboratório apoiam seu potencial antitumoral”, afirma a líder da pesquisa Yvonne Kapila.

Yvonne Kapila juntamente com a sua equipe examinou a utilização da nisina para combater os tumores cancerosos, retardando a reprodução das células, ou causando a morte celular por meio da ativação de uma proteína chamada CHAC1 nos tumores. Segundo os pesquisadores, o trabalho é o primeiro que mostra a ação de CHAC1 para causar morte celular durante o tratamento com nisina. Os resultados também apontam que esse agente antibacteriano poderia trabalhar na criação de poros nas membranas das células cancerosas, permitindo assim uma invasão de cálcio.

Ainda não se sabe muito bem o papel do cálcio na morte celular induzida por nisina, embora seja bem conhecido que o cálcio é um regulador essencial na morte e sobrevivência das células. As conclusões dessa pesquisa também sugerem que nisina atrasa ou para o crescimento do tumor por meio da interferência no ciclo celular em células negativas, mas não as células positivas. Desta forma, a nisina pode parar a produção de células do câncer, mas não danifica as células saudáveis.

fonte:http://www.corposaun.com/conservante-comum-utilizado-em-alimentos-pode-combater-crescimento-de-celulas-do-cancer-de-cabeca-e-pescoco/21749/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.