quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Maioria dos brasileiros desconhece sua taxa de colesterol

Pesquisa indica que menos da metade da população adota hábitos saudáveis para evitar o problema

O estudo intitulado Coração sob Controle, realizado em agosto deste ano pelo Ibope, revela que mais da metade das pessoas acima de 40 anos desconhece a sua taxa de colesterol. O estudo foi financiado pelo Pfizer Consumer Healthcare e os resultados foram divulgados essa semana pelo Instituto.

Após coletar entrevistas de 2002 pessoas em todas as regiões do Brasil, os cientistas descobriram que 62% dos entrevistados não sabiam qual era a sua taxa de colesterol. Apesar de a maioria dos entrevistados garantirem estar dispostos a adotar uma dieta mais saudável (87%) e a fazer exercícios (79%), na prática apenas 24% comem seis porções de frutas e verduras diariamente e somente 32% se exercitam durante 30 minutos diários cinco vezes por semana.

Leia mais sobre colesterol

Segundo os autores da pesquisa, os resultados refletem a dificuldade de adotar um novo estilo de vida. Eles afirmam que o colesterol elevado é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, especialmente em pessoas acima de 40 anos. Adotar uma dieta balanceada e praticar atividade física é fundamental para evitar o problema.

Sete hábitos que ajudam a equilibrar o colesterol

Segunda a Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 17 milhões de pessoas morrem a cada ano em consequência de doença cardiovascular, sendo que o colesterol elevado é um dos principais fatores de risco dessa doença. O LDL (colesterol ruim) não pode ficar alto, porque entope os vasos. Já o HDL (colesterol bom) ajuda a tirar o colesterol ruim dos vasos. Se você ainda não sabe como andam as suas taxas, procure um médico e faça os exames. Independente do resultado, confira alguns hábitos que ajudam a prevenir ou - para aqueles que já receberam o diagnóstico - controlar a doença:

Troque a carne por peixe
O ômega 3 presente no peixe é uma gordura boa, do tipo insaturada, que reduz os níveis de colesterol e triglicérides do sangue. Além disso, o nutriente evita a formação de coágulos que podem obstruir vasos e causar um infarto.

Pratique exercícios
"Praticar exercícios físicos regularmente é uma maneira eficaz de aumentar a queima de gordura corporal, reduzindo o mau colesterol (LDL)", aponta o educador físico Daniel Magnoni , especialista do Minha Vida.

Coma mais fibras
As fibras diminuem a absorção de gorduras pelo organismo, reduzindo o nível de LDL. "Elas também aumentam a excreção de colesterol na forma de bile", esclarece o especialista. Assim, prefira alimentos integrais e consuma frutas com a casca, sempre que possível.

Largue o cigarro
O cigarro age acelerando o aparecimento da aterosclerose, acúmulo de substâncias gordurosas no interior das artérias. Ou seja, os riscos de entupimento de um vaso ficam ainda maiores, aumentando a probabilidade de má circulação e até de um infarto.

Adicione aveia às refeições
A aveia promove a sensação de saciedade por mais tempo, melhora a circulação, controla a quantidade de açúcar do sangue e ainda diminui a absorção de gordura pelo corpo, explica o cardiologista. Tudo isso ocorre graças a uma fibra chamada beta glucana, presente nesse alimento.

Escolha alimentos à base de soja
Os alimentos à base de soja não só combatem o colesterol ruim como ainda aumentam o colesterol bom, conta Daniel Magnoni. Use a criatividade e prepare refeições ricas nesse alimento.

fonte:http://www.minhavida.com.br/saude/materias/15679-maioria-dos-brasileiros-desconhece-sua-taxa-de-colesterol?utm_source=news_mv&utm_medium=ciclos&utm_campaign=Colesterol
POR MINHA VIDA - PUBLICADO EM 11/10/2012 imagem:cidinhamedrado.blogspot.com
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.