terça-feira, 6 de novembro de 2012

Estudo revela que cirurgia é a melhor opção para salvar coração de diabéticos

Cardiologistas discutem esse e outros temas em um dos principais congressos mundiais da área

Getty Images

Dos 12 milhões de portadores de diabetes que vivem no Brasil, 75% vão desenvolver doença no coração em algum momento da vida Um estudo intitulado Freedom — que contou com a participação de 140 centros cardiológicos nas Américas e na Europa — concluiu que para pacientes com diabetes a cirurgia é melhor alternativa do que a angioplastia com implante de stent recoberto com medicamento. O resultado foi apresentado em um dos principais congressos mundiais de cardiologia, que está acontecendo essa semana em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Para o cardiologista Dr. Whady Hueb, coordenador da equipe de pesquisadores do Freedom no Incor (Instituto do Coração de São Paulo), a indicação de angioplastia com stent para revascularização do coração de pacientes diabéticos deve ser muito criteriosa.

— No caso de o paciente apresentar apenas uma obstrução ou obstruções de baixo impacto, comorbidades importantes e idade avançada a angioplastia com stent pode ser cogitada.

Mais artigos sobre Diabetes

De acordo com o médico, a recomendação para a cirurgia deve ser priorizada em diabéticos que possuem múltiplas obstruções nas artérias (característica do estágio mais grave da doença), baixa comorbidade (doenças associadas) e idade não muito avançada.

O Freedom acompanhou durante cinco anos a evolução de 1.900 diabéticos cardíacos com obstrução em três artérias coronárias principais, fase em que é preciso intervir diretamente na obstrução para garantir a vida do paciente.

Para o cardiologista Dr. Roberto Kalil, diretor da Divisão de Cardiologia Clínica do Incor, esse resultado é importante já que dos 12 milhões de portadores de diabetes que vivem no Brasil, 75% vão desenvolver doença no coração em algum momento da vida, sendo que boa parte do grupo terá necessidade de passar por uma intervenção invasiva no coração para salvar sua vida.

— É o primeiro estudo no mundo sobre o assunto e seus resultados certamente contribuirão para orientar a conduta médica no assunto. É mais um dado ao qual o médico poderá lançar mão na hora de decidir sobre a melhor alternativa para cada paciente.

fonte:http://noticias.r7.com/saude/estudo-revela-que-cirurgia-e-a-melhor-opcao-para-salvar-coracao-de-diabeticos-05112012
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.