quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Em dia de combate ao diabetes, veja locais de tratamento na rede pública

Secretaria de Saúde orienta o cidadão a procurar uma Clínica da Família.

Lá, ele recebe encaminhamento para unidade de atendimento especializado.

No dia de combate ao diabetes, realizado este ano nesta quarta-feira (14), a Secretaria municipal de Saúde orienta que o cidadão deve procurar uma Clínica da Família para fazer o primeiro atendimento e diagnosticar a doença. Lá ele é encaminhado para uma unidade de atendimento especializado. Veja outras informações no site da secretaria.

Atendimento de diabetes na rede pública:

O município possui três serviços que interessam aos diabéticos

- As Academias Cariocas - Onde o cidadão recebe acompanhamento médico e pode de exercitar. O programa é aberto para todos, basta ter acompanhamento médico em uma das clínicas ou postos que têm academia. As academias funcionam em postos de saúde e clínicas da família, dentro de um espaço chamado Centro de Convivência do Idoso.

- Os Centros de Referência para Obesos - Onde o usuário recebe tratamento clínico ambulatorial e multidisciplinar. Com equipe formada por endocrinologista, psicólogo e nutricionista, sendo atendido pelo menos uma vez por mês em cada especialidade. O paciente também passa por uma avaliação clínica e, havendo necessidade de cirurgia de redução de estômago, é encaminhado para uma das unidades de referência do SUS que realizam o procedimento.

Leia mais sobre diabetes

Para ser atendido pelo programa, o usuário deve ser encaminhado por uma unidade de saúde do município, ter o IMC (Índice De Massa Corpórea) acima de 40 e ser diabético, ou ter o IMC acima de 50 em caso de não diabético. As unidades atendem também crianças e adolescentes, preferencialmente filhos de pacientes já acompanhados, que tenham diagnóstico de sobrepeso.

Os centros possuem consultórios e salas para atividades de grupo e orientação nutricional. As unidades contam ainda com equipamentos específicos, como macas para 200 kg, balança até 300 kg, cadeiras especiais para pacientes com obesidade e aparelhos de pressão para obesos (com manguito maior). No total são três centros: Acari, Penha e Madureira.

- O Padi - Programa De Atendimento A Domicílio - Muitos pacientes atendidos pelo programa são diabéticos que, na maioria das vezes, não podem sair de casa ou possuem dificuldade de locomoção devido a doença. Hoje, dos cerca de 950 pacientes em atendimento, mais de 300 são Diabéticos.

Desenvolvido pela Secretaria municipal de Saúde e Defesa Civil (Smsdc) em parceria com a Secretaria Especial se Envelhecimento Saudável e Qualidade De Vida (Sesqv), o programa de atenção domiciliar ao idoso incentiva a desospitalização e a reabilitação dos pacientes provenientes dos hospitais de emergência do Rio por meio do atendimento domiciliar a pessoas com mais de 60 Anos.

O Padi cuida de pessoas com doenças crônicas passíveis de recuperação funcional e com autonomia. Os principais benefícios do atendimento residencial são: a aceleração da recuperação e a redução do tempo médio de internação hospitalar e a liberação dos leitos para outros pacientes. O tratamento personalizado propicia melhores resultados em menor tempo. As equipes do Padi são compostas por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. Os pacientes contam com o serviço do 1746, que funciona 24 horas.

Os hospitais Souza Aguiar, Miguel Couto, Salgado Filho, Lourenço Jorge, Pedro Li e Francisco da Silva Teles são as unidades de referência para as equipes e servem de apoio para o trabalho dos profissionais. Nestas unidades, são identificados os pacientes passíveis de receberem acompanhamento do programa. Só este ano mais de 1.800 pacientes foram atendidos pelo Padi e, desde seu lançamento, em agosto de 2010, mais de 130 mil procedimentos foram realizados nos idosos assistidos.

Atendimento pelo estado:
No Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (Iede), no Centro do Rio, possui uma Unidade do Pé Diabético (Upd), que existe há 16 anos, focada no tratamento e cuidado aos pés de quem tem diabetes, a Upd fornece gratuitamente palmilhas e sapatos personalizados exclusivamente para pacientes do Iede, além de serviços de massoterapia, exercícios para os pés e procedimentos fisioterapêuticos.Até 2011, o serviço forneceu mais de 1,2 mil palmilhas e calçados.

A Upd foi criada para orientar e ajudar diabéticos na prevenção de lesões e de consequentes amputações. Além disso, as palmilhas e calçados oferecidos previnem lesões, distribuem a pressão do pé e protegem a planta do pé, além de auxiliarem também na melhoria da qualidade de vida do doente, que, em geral, passa a sofrer menos com calos e fissuras nos pés ao usar essas órteses.

Para participar do projeto, o paciente é avaliado pela equipe da Upd, composta por assistente social, enfermeiras, fisioterapeutas, massoterapeutas e terapeuta ocupacional, que faz a anamnese do caso, e passa por um exame detalhado dos pés, que avalia o grau de risco para desenvolvimento de lesão e amputação. A partir daí, ele é agendado para o grupo de orientação os cuidados básicos.

Além do Iede, o PAM Cavalcanti e o PAM Coelho Neto também fazem atendimento a pacientes com diabetes. No primeiro, além de consulta com clínico e endocrinologista, os pacientes recebem orientações sobre o uso da insulina e recebem o medicamento e o kit para usá-lo. Já no PAM Coelho Neto, é feito atendimento a pacientes com diabetes não insulino-dependente (que não fazem uso frequente de insulina), Oferecendo consulta com clínico e nutricionista, além de atividades físicas.

- PAM Cavalcanti - Rua Graça Melo, 640 – Cavalcanti - De segunda a sexta, das 7h às 18h

- PAM Coelho Neto - Rua Ouseley, 355 - Coelho Neto - De segunda a sexta, das 7h às 19h, e sábados, das 7h às 15h

- Iede - Rua Moncorvo Filho, 90 - Centro/ De segunda a sexta, das 6h às16h

fonte:http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/11/em-dia-de-combate-ao-diabetes-veja-locais-de-tratamento-na-rede-publica.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.