terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Alimentos dão uma força para a imunidade

Saiba o que incluir nos pratos de toda a família para evitar um grande número de doenças


Dieta bem variada ajuda a prevenir doenças como câncer e diabetes.

Não é novidade que a saúde de toda a família depende, e muito, dos hábitos alimentares do dia a dia. Manter uma alimentação balanceada, que inclua pelo menos cinco porções de frutas e vegetais por dia, além de grãos integrais, proteínas e gorduras boas, é suficiente, segundo especialistas, para manter uma vida saudável.

Mas, quando alguém começa a ficar doente seguidamente, com muitas gripes e resfriados ou outros problemas, é hora de pensar em incluir alimentos específicos que dão uma turbinada na imunidade da família toda e podem evitar esses problemas, que aparecem principalmente durante as mudanças de estação.

Segundo o nutricionista funcional Fábio Bicalho, que atende em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, o ideal é apostar em uma dieta bem variada, que inclua todos os nutrientes, com frutas, legumes e verduras sempre diversas e coloridas. Assim, diz, é possível prevenir até mesmo doenças como câncer, diabetes e doenças cardiovasculares.

Frutas vermelhas

O grupo de frutas vermelhas, ótima opção para adultos e crianças, que costumam gostar desse tipo de alimento, é um dos primeiros a entrar no cardápio, segundo o nutricionista. “Elas apresentam antioxidantes, ação anti-inflamatória, vitamina C, potássio, taninos e compostos fenólicos, dentro outros fitonutrientes”, explica o médico. Aposte em: amora, romã, framboesa e goji berry.

Cereais integrais

Também indispensáveis, os alimentos desse grupo contém, de acordo com o especialista, vitaminas do complexo B, flavonoides, quinonas, taninos e vitamina E. Não deixe de incluir no cardápio quinoa e amaranto, ricos em todos esses nutrientes.

Oleaginosas

Para completar o cardápio a favor da imunidade, Fábio recomenda esse grupo, que inclui castanha do Pará, macadâmia, avelã e noz. “Têm vitamina E e minerais como selênio, cromo e cálcio, favorecendo o sistema imune”, garante. Coma sem medo!

fonte:http://br.mulher.yahoo.com/blogs/familia/alimentos-d%C3%A3o-uma-for%C3%A7a-para-imunidade-182951103.html 
Por Laura Folgueira | Família
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.