quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Cerca de 30% dos brasileiros têm mau hálito

Cerca de 30% dos brasileiros, aproximadamente 50 milhões de pessoas, têm mau hálito. A informação é da Associação Brasileira de Halitose, baseada em pesquisas realizadas no Brasil. Segundo especialistas, a definição livre de halitose, ou mau hálito, é a liberação de odores sulfúricos desagradáveis pela boca ou mesmo pela respiração nasal. A halitose não é uma doença, e sim um sinal ou sintoma de que algo no organismo está em desequilíbrio, que deve ser identificado e tratado. Esse distúrbio pode causar problemas, afetando relacionamentos no trabalho, na vida social e íntima.

De acordo com o odontologista, Julio Cezar Sá Ferreira mais de 90% dos casos de halitose vêm da boca, especialmente da língua. Por isso qualquer investigação deve começar pelo dentista. Outros profissionais como o otorrinolaringologista e o gastroenterologista deverão ser consultados caso o problema não esteja na boca, ou só na boca. Segundo o dentista a halitose crônica geralmente é causada pela doença periodontal, resultado da má higienização bucal. “A falta de higiene bucal pode acumular placas bacterianas nos dentes e amígdalas e também nas gengivas, causando sangramento, gengivite, periodontite e o temido mau hálito”, esclarece. Ele lembra, ainda, que a língua também precisa de atenção na hora da limpeza bucal e deve ser sempre escovada após as refeições. “A saburra lingual, material branco ou amarelado no dorso posterior da língua, é uma massa bacteriana e pode produzir odor ruim”.

Alguns alimentos também podem causar halitose, a chamada halitose transitória, que se manifesta de repente e desaparece pouco tempo depois, alguns deles são a cebola e o alho. Outros, aliados a atitudes saudáveis, podem ajudar a combater o mau hálito. Os principais, que diminuem e evitam a halitose, são os que ajudam o sistema digestivo e que têm poder adstringente.

Há algumas dicas sobre as causas do mau hálito e outras para melhorar, refrescar e mesmo curar a halitose: Escove seus dentes e língua duas a três vezes ao dia: Quando estiver fazendo a escovação dos dentes e gengivas, escove bem sua língua, pois a mal cheirosa saburra deve ser eliminada. Há também nas farmácias os raspadores de língua, que são muito eficientes na remoção dessa saburra que é a maior responsável pelo mau hálito. Use o fio (ou fita) dental ao menos uma vez ao dia: O uso do fio ou fita dental remove partículas de comida escondidas e remove a placa bacteriana que se forma em volta dos dentes. Seu uso ajuda a prevenir a doença periodontal – outra causa comum da halitose.

Gargareje e bocheche com um antisséptico sem álcool (com flúor): O flúor previne contra a cárie, que além de causar dor de dente, tem um odor horrível.

Beba muito líquido (preferencialmente água): A falta de líquido pode levar à boca seca (xerostomia) e causar halitose. Boca seca ou saliva reduzida pode ser resultado da falta da ingestão adequada de líquidos, respiração bucal, medicações (ansiolíticos, antihistamínicos, etc) e estresse elevado. Coma iogurte duas vezes ao dia e ervas, para um hálito mais doce: Iogurte preenche o intestino de boas bactérias (as probióticas) e contribui para um hálito agradável. Outra boa dica é comer salsinha entre as refeições. A salsinha é conhecida por suas propriedades antibacterianas e antifúngicas. Cravo, anis e gengibre também ajudam e fazem bem à saúde geral.

FONTE:http://www.corposaun.com/cerca-de-30-dos-brasileiros-tem-mau-halito/22281/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.