quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Entrevista sobre hemorroidas com Dr. Marcon

Entrevista com o especialista em Gastro cirurgia e Proctologia Marcon Censoni de Avila e Lima, chefe do Serviço de Internistas E Hospitalistas do Hospital A.C. Camargo, além de integrar além de integrar a equipe médica do Hospital Sírio Libanês, Israelita Albert Einstein e São Luiz (www.drmc.com.br).

Criasaude - O que são as hemorróidas?

Dr. Marcon - Hemorroidas são dilatações venosas do plexo existente em reto distal, canal anal e anus. Todos nós temos em nossa anatomia, um plexo venoso (enovelado de pequenas “veias”).

No decorrer da vida, pelo fato de sermos bípedes, ou seja, andarmos em pé, a pressão venosa dessa região aumenta, e essas veias vão se dilatando.

Obviamente hábitos de cada um, características pessoais e alimentares que vão determinar maior dilatação e por consequência mais sintomas.

Criasaude - Qual a diferença entre hemorroidas internas e externas?

Dr. Marcon - A diferença é a localização, e por vezes os sintomas. As hemorroidas internas estão locazidas no reto distal e canal anal, já as hemorroidas externas são dilatações das veias sob a pele do ânus.

As hemorróidas internas são graduadas de I a IV. O grau I de dilatação, só é identificável com a realização da anuscopia, onde o especialista introduz um pequeno aparelho no ânus e consegue ver o revestimento do canal anal e reto distal. A principal queixa deste tipo de dilatação é o sangramento às evacuações. As hemorroidas grau II, são as nodulações venosas que saem pelo ânus, devido ao esforço, mas que retornam espontaneamente. Já as do grau III, saem pelo ânus e é necessário ajuda com o dedo para que retornem ao interior do canal anal. As do grau IV são tão dilatadas e volumosas, que permanecem constantemente exteriorizadas.

As hemorroidas externas não têm graduações. Caracterizam-se pela dilatação das veias externas do ânus e esgarçamento da pele da região anal. A única forma de tratar é retirar este excesso de pele cirurgicamente.

Criasaude - Como ocorre a inflamação das veias intestinais e anais? Quais são os fatores de risco e os grupos de pessoas mais afetados?

Dr. Marcon - A sensação de “inflamação”, decorre de hábitos alimentares com alimentos que deixarão as fezes mais causticas e à constipação intestinal (“prisão ventre”) devido ao esforço necessário para evacuar.

Pacientes que realizam esforços físicos (alguns tipos de trabalhos braçais ou musculação ou ciclismo ) podem ter mais sintomas de sensação de incomodo na região anal.

Criasaude - O consumo de pimenta pode causar hemorroidas? Qual é a importância do tipo de alimentação no caso de hemorroidas?

Dr. Marcon - Comento sempre com meus pacientes que a pimenta, shoiu ou outros condimentos, não causam hemorróidas, mas sempre lembram o paciente que elas existem.

A dilatação destas veias tem mais a ver com características pessoais, constipação ou habitos que aumentam a pressão venosa na região.

A principal orientação é evitar alimentos cáusticos, que vão agredir estas veias na saída das fezes, e sobretudo uma dieta rica em fibras e muito liquido, que permita a evacuação sem esforço .

Criasaude - Muitos dizem que ficar muito tempo sentado no vaso, como por exemplo, lendo o jornal pode causar hemorroida. Isto é verdade ou trata-se de uma lenda?

Dr. Marcon - Isso é verdade!

Como havia dito, a dilatação destas veias é mecânica, e não química, sendo assim, o maior tempo no vaso sanitário, lendo ou fazendo força para eliminar fezes, vai propiciar a dilatação destes vasos.

Criasaude - O sexo anal pode causar hemorroidas?

Dr. Marcon - Não há evidencias disto. Os cuidados com o sexo anal estão relacionados a prevenção de transmissão de doenças e lesões da região anal por falta de relaxamento e lubrificação, mas nada relacionado a hemorroidas.

Criasaude - Quais são os sintomas característicos das hemorroidas?

Dr. Marcon - O principal sintoma e queixa dos pacientes é o sangramento as evacuações. Mas sempre lembrando que sangramento nas fezes, nem sempre são hemorroidas. Portanto um especialista deve ser consultado, para afastada outras causas, como pólipos, tumores ou doenças inflamatórias do cólon e reto.

Criasaude - Quando é necessário procurar um médico especialista?

Dr. Marcon - Sempre que houver sangramento as evacuações, ou dificuldade de eliminação das fezes, sensação de dor ou sensação de evacuação incompleta.

Obviamente, sendo o câncer de cólon e reto bastante incidente na população geral, após os 35 ou 40 anos, os pacientes deveriam fazer um check-up do aparelho digestivo, o que inclui avaliação do cólon, reto e anus.

Criasaude - Hemorroidas podem virar câncer?

Dr. Marcon - Jamais. Não acontece a maliginização destas veias dilatadas.

Porém, é comum o paciente achar que a “bolinha no ânus”, ou o sangramento na hora de evacuar ser originário de hemorroida, mas na verdade pode se tratar de algum outro tipo de lesão mais preocupante, como o câncer.

Criasaude - Existe cura para hemorroidas? Quais são os tipos de tratamento? Existe alguma novidade de tratamento no mercado brasileiro?

Dr. Marcon - Não existe cura com medicações, mas existe controle de sintomas. A única forma de tratar definitivamente os vasos que estão dilatados é operando, por qualquer técnica que seja.

Muitos falam de novidades no mercado nos últimos 15 anos, mas nada comprovadamente é o melhor.

Mesmo porque, diferentes graus de hemorroidas internas, ou a presença de hemorroidas externas, exigem tratamentos diferentes e mais adequados a cada caso pontualmente.

Essa é a principal dica: procurar um especialista que dispõe de um arsenal amplo de técnicas, usando cada uma delas, no caso adequado de seu paciente.

Houve a época onde a novidade do “laser” na ressecção das hemorroidas, teve grande repercussão, mas hoje sabemos que este é indicado somente para alguns casos selecionados.

O mesmo acontece com a técnica por Grampeamento ( PPH)

No momento atual surge o THD, porém também possui indicações precisas e não cabe ser usado em todos os tipos de hemorroidas. Assim como as demais técnicas, tem suas taxas de complicações.

Criasaude - A ligadura é indicada para quais casos?

Dr. Marcon - É indicado somente para os casos de hemorroidas internas grau I ou II. Não se pode tratar as hemorroidas externas com esta técnica.

Criasaude - Os processos cirúrgicos são indicados para quais casos?

Dr. Marcon - A decisão de usar esta ou aquela técnica operatória é determinado por uma conjunção de fatores como :tamanho e extensão das hemorroidas, localização (internas ou externas), hábitos do paciente, condições locais e de saúde.

De maneira geral, nenhuma técnica é a IDEAL, afinal todas apresentam taxas de incomodo, dor ou complicações pós-operatórias.

Quanto menor a hemorroida tratada, menor as chances de dor no pós-operatório.

Lembrando que as hemorroidas externas de maneira geral, tem como único tratamento a ressecção (retirada) do excesso de pele .

Criasaude - As pomadas são eficientes?

Dr. Marcon - Dão alívio em alguns casos mais agudos, mas a hemorroida continuará lá, provocando seus sintomas. Elas são mais úteis quando utilizadas no pós-operatório.

Criasaude - Qual a opinião do senhor sobre o uso de plantas medicinais, como a hamamélis e a camomila, no tratamento adjuvante das hemorroidas?

Dr. Marcon – São úteis para no alivio dos sintomas, pois possuem propriedades anti-inflamatórias. É necessário lembrar que a veia hemorroidária, uma vez dilatada, não volta ao seu estado “normal” só com medicações tópicas. No entanto, são extremamente úteis no pós-operatório.

Criasaude - Quais são as possíveis complicações da hemorroida? O que trombose hemorroidária e como deve ser tratada?

Dr. Marcon – A principal queixa que ouço de meus pacientes é o sangramento as evacuações, mas também nodulações em região anal.

Mas a principal complicação é a trombose hemorroidária, em alguns casos muito dolorosa, marcada pela queixa de “nodulação endurecida de aparecimento repentino” na região anal , que surge após esforço evacuatório ou esforço físico.

SEMPRE se deve procurar um especialista, ou pronto socorro, para afastar outro diagnostico diferencial como abscesso perianal ou fissura anal.

Confirmada a trombose hemorroidária, inicia-se o tratamento com antiespasmódicos, anti-inflamatórios orais, banhos de assento com substâncias específicas.

Em alguns casos, pode ser necessário internação para alívio completo da dor. Evita-se ao máximo operar nesta fase, devido ao intenso processo inflamatório e inchaço da região anal.

Adriana Sumi - Outubro,2012.
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.