quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Câncer de mama: ressonância magnética é importante aliada da mamografia

Estudos indicam que a ressonância magnética é importante aliada da mamografia em pacientes de alto risco para o câncer de mama. Trata-se do tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países ricos como em países pobres.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), no ano passado foram detectados quase 53 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. Histórico de câncer na família, idade entre 40 e 50 anos, menstruação precoce, menopausa tardia, mulheres que nunca tiveram filhos, uso de anticoncepcionais orais, primeira gestação depois dos 30 anos, alta densidade de tecido mamário e terapia de reposição hormonal estão entre os principais fatores de risco da doença.

Na opinião da médica Vivian Schivartche, radiologista especializada no diagnóstico de câncer de mama, apesar de o ultrassom e a ressonância magnética serem importantes coadjuvantes, o padrão para a detecção da doença continua sendo a mamografia, que é bastante eficiente e deve ser realizada anualmente a partir dos 40 anos. “Apesar de o câncer de mama ter um bom prognóstico quando detectado bem no início, a taxa de mortalidade continua alta no Brasil justamente porque muitas mulheres buscam ajuda médica quando a doença já está em estágio avançado”.

Para a especialista, um grande avanço na detecção precoce do câncer de mama foi a introdução da tomossíntese – ou mamografia tomográfica. “A tomossíntese, também conhecida como mamografia 3D, é muito semelhante à mamografia convencional e é realizada no mesmo tipo de mamógrafo digital, fazendo com que a mama permaneça comprimida por mais alguns segundos e fornecendo então as imagens tomográficas. A grande vantagem dessa técnica é permitir enxergar o câncer numa fase muito precoce e em mamas densas e heterogêneas, que são difíceis para a mamografia convencional. Porém, em situações especiais, em pacientes de alto risco, ou quando persistirem dúvidas, outros exames podem e devem ser realizados”.

Estudo conduzido pela doutora Monica Morrow, do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, de Nova York, revela que 16% das pacientes submetidas à ressonância magnética antes da cirurgia para a retirada do tumor tiveram o câncer totalmente removido na primeira vez – contra 8% das que não tiveram indicação do exame. A médica americana afirma que a ressonância magnética produz uma imagem muito mais clara do que o raio-X e o ultrassom. Vale ressaltar que já existem diretrizes da American Cancer Society (ACS) indicando o uso da ressonância magnética em pacientes de alto risco.

fonte:http://www.corposaun.com/cancer-de-mama-ressonancia-magnetica-e-importante-aliada-da-mamografia/22177/
Por Lais
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.