quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Dietas sem carboidratos podem colocar o coração em risco

Na luta contra o excesso de peso, muitas mulheres recorrem às dietas que prometem a redução das medidas em um curto período. Este tipo de alimentação requer atenção aos prejuízos causados à saúde, principalmente para o coração das mulheres.

Segundo um estudo realizado por pesquisadores na Suécia e publicado na revista British Medical Journal (BMJ), em 2012, o consumo de muita proteína e pouco carboidrato - como aconselham muitas dietas - aumentam o risco de doenças cardiovasculares. Os resultados mostraram que as mulheres que consumiam menos carboidrato e mais proteína apresentaram um risco de até 60% mais chances de sofrer uma doença cardiovascular.
De acordo com a nutricionista Sofia Sesti, cooperada a Unimed Costa Oeste, este tipo de dieta faz com que se perca peso em pouco tempo, porém, os benefícios em curto prazo não compensam os prejuízos à saúde cardiovascular. "Quando deixamos de ingerir alimentos que contenham carboidratos, nós promovemos um desequilíbrio do organismo", observa. "Dessa forma, algumas funções vitais que não possuem mais esta substância como fonte energética, passam a sobrecarregar outras atividades do corpo, para tentar manter o equilíbrio", explica a nutricionista.

Os carboidratos têm papel importante na produção de energia. A substância serve também como fonte de glicose. Sem ela, é comum a sensação de fraqueza e cansaço, que pode resultar na hipoglicemia: falta de açúcar no sangue. Queda de cabelo e unhas quebradiças também são sintomas. "A geração de energia acaba sendo feita através das proteínas musculares, contribuindo para enfraquecimento e flacidez dos mesmos. Esse fato resulta em aparente perda de peso, porém o que se perde é massa magra", explica.

A dica para quem quer perder peso é selecionar as fontes de carboidrato ao invés de cortá-las totalmente. Os carboidratos são encontrados nos pães, batatas, mandioca, milho, arroz, trigo, centeio, cereais matinais, doces e açúcares, além dos derivados das massas e farinhas. Segundo Sofia, esse é normalmente o primeiro grupo de alimentos que as mulheres deixam de comer, mas, esta é uma atitude equivocada. "É importante evitar os carboidratos que não agregam valor nutricional à dieta, como os doces, adição de açúcar em líquidos e refrigerantes", observa. "Preferindo os carboidratos integrais como o arroz, a farinha e derivados, conseguimos garantir energia, aumentar a saciedade e perder peso, desde que com moderação", finaliza.

fonte:http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-27--195-20130123
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.