sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Alimentos que não podem faltar em uma alimentação saudável

Hoje vamos falar especialmente dos alimentos que não podem faltar na sua dieta, pensando em uma alimentação bem equilibrada.

Se você busca perder peso e garantir uma vida mais saudável, sabe que é fundamental ter uma alimentação variada e colorida, vai fornecer diferentes nutrientes para o corpo. Existem alguns alimentos que não podem faltar na dieta para você mudar de hábitos alimentares e emagrecer.

Veja abaixo quais são esses alimentos:

Cereais, tubérculos e raízes
Alimentos do grupo: arroz, milho, batata, cará, mandioca, mandioquinha, pães e massas.
Características: tem alta quantidade de carboidratos, nutrientes que fornecem energia para o corpo realizar as tarefas do dia a dia.
Dica: os cereais integrais como arroz integral, pão integral, centeio, aveia, sementes de linhaça, farelo de aveia e trigo, dentre outros, também são ótimas alternativas para aumentar a quantidade de fibras ingeridas.

Leguminosas e Oleaginosas
Alimentos do grupo: feijões, ervilha, lentilha, soja, grão-de-bico, castanhas e sementes.
Características: são excelentes fontes de proteína vegetal, com baixo teor de gordura, além de ricos em fibras, vitaminas do complexo B, minerais como ferro, potássio, zinco, fósforo, magnésio, cálcio.
Dica: uma perfeita combinação brasileira é o arroz e feijão que irá garantir a ingestão de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Essa combinação deve fazer parte da alimentação diária.

Legumes e verduras
Alimentos do grupo: abóbora, abobrinha, berinjela, beterraba, cenoura, chuchu, pimentão, pepino, tomate, acelga, agrião, alface, brócolis, catalonia, rúcula.
Características: os alimentos deste grupo são ricos em água e contêm fibras, vitaminas e minerais, além de terem poucas calorias.
Dica: chegue da feira e já deixe os vegetais limpos e cortados na geladeira, assim, você não terá preguiça na hora de utilizá-los nos lanches ou refeições.

Frutas
Alimentos do grupo: abacaxi, abacate, atemoia, ameixa, maça, banana, caqui, carambola, figo, goiaba, jabuticaba, jaca, kiwi, laranja, limão, mamão, manga, maracujá, pêssego, tangerina.
Características: são fontes de fibras, vitaminas, minerais e carboidratos.
Dica: aproveite o café da manhã e os lanches intermediários para inclui-las no cardápio.

Leite e derivados
Alimentos do grupo: leite, queijo, iogurte, manteiga e creme de leite.
Características: são fontes de proteínas, vitaminas e as principais fontes de cálcio, sendo esse, um mineral importante para formação e manutenção óssea do corpo.
Dica: por possuir menor quantidade de gordura, o leite desnatado e os queijos brancos são as melhores opções.

Carnes e ovos
Alimento do grupo: carne bovina, frango e aves, carne suína, carne caprina, peixes e ovos.
Características: o grupo é composto por alimentos ricos em proteínas.
Dica: as carnes também são fontes de gordura saturada e colesterol. Por isso, a preferência deve ser por carnes magras, aves e peixes.

Óleos e gorduras
Alimento do grupo: azeite, óleo de soja, óleo de milho, óleo de girassol, óleo de canola e margarina.
Características: esse grupo é composto por alimentos calóricos, portanto eles devem estar presentes na sua alimentação, mas, com moderação, uma vez que são importantes para a produção de alguns hormônios e absorção de vitaminas no corpo.
Dica: dê preferência às gorduras vegetais (azeite e óleos vegetais), ricas em gorduras boas, colaborando no controle dos níveis do colesterol ruim.

fonte:http://blog.dietaesaude.com.br/alimentacao/alimentos-que-nao-podem-faltar-em-uma-alimentacao-saudavel?
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.