sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

E agora, qual carne escolher?

E agora, qual carne escolher?
Percebo que uma das maiores dificuldades na hora de montar o prato é saber qual carne escolher, já que a maioria delas apresenta uma pontuação elevada.

As carnes podem ser divididas em duas categorias, carnes vermelhas (bovina, suína, ovinos, caprinos e coelho) e carnes brancas (aves e peixes).

Mas, o que esses diferentes tipos de carnes têm em comum?

As carnes são fontes de proteína, nutriente essencial para a formação de tecidos em nosso organismo, também são encontrados minerais com funções importantes, por exemplo, ferro, cobre (presente em vísceras, como fígado e é essencial no sistema imune), fósforo, zinco, selênio, iodo (controla o funcionamento de hormônios tireoidianos e é encontrado em peixes de água salgada e em frutos do mar).

Quanto consumir por dia?
De acordo com a Pirâmide Alimentar Brasileira, o consumo de carnes ou ovos deve ser de 1 a 2 porções por dia, e o ideal é que você varie suas escolhas consumindo durante a semana diferentes tipos de carnes, assim você garante uma alimentação diversificada, equilibrada e livre de monotonia.

Mas, quais são as carnes magras? E quais são as com maior quantidade de gordura?
- Carne bovina: entre as carnes mais magras destacam-se o patinho, a maminha, o músculo, o lagarto, filé mignon, coxão duro e coxão mole. Já as carnes bovinas com maiores quantidades de gorduras, e portanto, devem ter o consumo moderado são: acém, alcatra, contrafilé de costela, cupim, picanha, fraldinha e costela. Além de optar pelos cortes magros é fundamental retirar toda a gordura aparente da carne.

- Carne suína: os cortes considerados magros são lombo, filé mignon, coxão duro, coxão mole, patinho e lagarto. Já a costela e o pernil apresentam grandes quantidades de gorduras e por isso, devem ser evitados. O toucinho e a linguiça também devem ser evitados, pois além da grande quantidade de gorduras, também possuem elevado teor de sódio.

- Peixes: os peixes que apresentam menos gorduras são: badejo, carpa, corvina, dourado, linguado, peixe espada, pescada, robalo e truta. E os peixes que apresentam maiores quantidades de gorduras são: anchova, arenque, atum, cavala, salmão, sardinha.
Dica: Mesmo os peixes que apresentam mais gorduras, são opções saudáveis, já que são gorduras boas, que proporcionam benefícios à saúde cardiovascular. Apesar de tantos benefícios, devem ser consumidos com moderação por quem quer emagrecer, já que a presença da gordura aumenta o valor calórico do alimento.

- Aves: em geral são as carnes mais magras, desde que a pele seja dispensada.

Lembrando que para todos os tipos de carnes você deverá optar por preparações assadas, cozidas ou grelhadas, evitando as preparações fritas, empanadas, milanesa ou à parmegiana, pois aumentarão o valor calórico do prato.

Agora que você já conhece as melhores opções de cortes é importante que faça preparações variadas, incluindo sempre uma carne diferente para complementar seu cardápio, assim você conseguirá fornecer muitos nutrientes ao seu organismo!

Gabriela Mendes
Nutricionista Dieta e Saúde
CRN-3 32089

fonte:http://blog.dietaesaude.com.br/alimentacao/e-agora-qual-carne-escolher?
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.