sábado, 12 de agosto de 2017

Amêndoas ajuda a emagrecer sim!


Parece contraditório, à primeira vista, já que as amêndoas, ao serem um fruto seco, são calóricas. Isso é assim, já que um punhado fornece entre 150 e 200 calorias. Ou seja, se você consumir um punhado de amêndoas como lanche duas vezes por dia, isso equivale ao consumo de 400 calorias, o que poderia ser responsável por 20% do consumo total calorias!

No entanto, aqui vem a surpresa: foi demonstrado que as pessoas que consomem uma maior quantidade de amêndoas são menos propensas a engordar! Um grupo de cientistas espanhóis analisou os dados sobre a dieta e a saúde de quase 9.000 pessoas e descobriu que aquelas que consumiam amêndoas, pelo menos duas vezes por semana reduziram a probabilidade de ganhar peso em 31% em comparação com aquelas que não o faziam.

Alguns pesquisadores escoceses observaram que incorporar amêndoas na dieta durante 10 semanas não provocava um aumento de peso, já que os participantes do estudo tendiam a reduzir o consumo de outros alimentos. Chegaram a conclusão de que o consumo das saudáveis amêndoas não engorda.

Por outro lado, os cientistas do Departamento de Alimentação e Nutrição da Universidade de Purdue, Indiana, estudaram muito de perto os efeitos de consumir amêndoas; para isso, pediram a 13 voluntários que gozavam de boa saúde que consumissem cerca de 10 amêndoas, mastigando-as 10, 25 ou 40 vezes.

Mastigar as amêndoas “inibiu intensamente a sensação de fome”, disseram os pesquisadores na revista American Journal of Clinical Nutrition. Além disso, aumentou a sensação de saciedade depois de comê-las. A quantidade ideal de mastigação para obter estes resultados foi estabelecida em 25 vezes por mordida (10 foi considerado insuficiente e 45 muito).

Além de ajudar a controlar o peso, comer amêndoas simplesmente resulta benéfico para a saúde. Em um estudo publicado na revista British Journal of Nutrition, os cientistas acompanharam de perto os hábitos alimentares de 81 pessoas e depois de seis meses lhes pediram que continuassem comendo como de era de costume anteriormente adicionando cerca de 55 gramas de amêndoas por dia, o que representava 220 calorias e 16 gramas de gorduras adicionais.

Qual foi o resultado? Ao incorporar as amêndoas acabaram consumindo menos calorias e menos gorduras do que aquelas pessoas que ingeriam antes de adicioná-las. Também, tomavam menos sódio, menos colesterol dietético e menos açúcar.


Amêndoa domina a síndrome metabólica e permite perder peso

Alguns pesquisadores do Centro Médico Nacional City of Hope, na Califórnia, realizaram um estudo sobre a perda de peso em que também mediram os parâmetros da síndrome metabólica. Para 65 participantes foi prescrito um plano dietético baixo em calorias e cerca de 70 gramas de amêndoas, enquanto que outro grupo seguiu o mesmo regime e também consumiu alimentos que igualavam as amêndoas em calorias e proteínas.

Depois de seis meses, o grupo tratado com amêndoas havia perdido 62% mais de peso e 50% mais de gordura abdominal, apresentava 56% menos de gordura corporal e havia reduzido a pressão arterial sistólica em 11% (enquanto que no outro grupo, não houve nenhuma alteração). Além disso, aumentou o nível de HDL ou colesterol bom (comparado novamente com nenhuma alteração no outro grupo).

Por outro lado, 96% dos participantes diabéticos tratados com amêndoas conseguiram reduzir a medicação, em comparação com 50% no outro grupo. Em ambos os grupos foram experimentadas alterações positivas nos níveis de açúcar no sangue, de insulina (o hormônio que controla o açúcar no sangue), colesterol total, triglicéridos, LDL e a proporção LDL/HDL.

Uma alimentação baixa em calorias e enriquecida com amêndoas ajuda a corrigir as anomalias associadas à síndrome metabólica, foi a conclusão dos pesquisadores na revista International Journal of Obesity and Related Metabolic Disorders.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.