sexta-feira, 23 de março de 2018

Anticoncepcional masculino finalmente é desenvolvido, e funciona: estudo


De acordo com um novo estudo de colaboração internacional, os homens podem ter em breve uma boa opção de injeção anticoncepcional, que funciona na maioria dos casos.

Os pesquisadores ainda estão trabalhando para aperfeiçoar a combinação de contraceptivos hormonais e reduzir o risco de efeitos colaterais, incluindo depressão e outros distúrbios de humor.

Urgência
Enquanto as mulheres podem escolher entre uma série de métodos de controle de natalidade, os homens têm poucas opções. Os mais comuns disponíveis incluem preservativos e vasectomia.

“O estudo descobriu que é possível ter um contraceptivo hormonal para homens que reduz o risco de gravidezes não planejadas nas suas parceiras”, disse um dos autores do estudo, Mario Philip Reyes Festin, da Organização Mundial da Saúde em Genebra, na Suíça. “Nossos resultados confirmam a eficácia deste método contraceptivo visto anteriormente em pequenos estudos”.

Cientistas estudam pílula anticoncepcional masculina que bloqueia o esperma
O experimento
O estudo, já na segunda fase, testou a segurança e a eficácia dos anticoncepcionais injetáveis em 320 homens saudáveis com idade entre 18 a 45 anos.

Os participantes estavam em relações monogâmicas heterossexuais com parceiras de idades entre 18 e 38 anos por, pelo menos, um ano. Os homens foram submetidos a testes para assegurar que tinham uma contagem de esperma normal no início do estudo.

Em seguida, receberam injeções de 200 miligramas de uma progesterona de longa ação chamada enantato de noretisterona, e 1.000 miligramas de um andrógeno de longa ação chamado undecanoato de testosterona, por até 26 semanas.

O objetivo era suprimir suas contagens de esperma. Os homens tomaram duas injeções a cada oito semanas. Amostras de sêmen foram recolhidas após oito e doze semanas na fase de supressão e, em seguida, a cada duas semanas até ter critérios para a próxima fase. Durante este tempo, os casais foram instruídos a usar os outros métodos de controle de natalidade não hormonais.

Resultados
Uma vez que a contagem de esperma de um participante foi reduzida para menos de 1 milhão/ml em dois testes consecutivos, o casal foi convidado a contar somente com as injeções para controle de natalidade.

Durante este período, conhecida como a fase de eficácia do estudo, os homens continuaram a receber injeções de oito em oito semanas por até 56 semanas. Os participantes forneceram amostras de sêmen a cada oito semanas para garantir que suas contagens de esperma permaneciam baixas. Uma vez que os participantes pararam de receber as injeções, foram monitorados para ver quão rapidamente suas contagens de esperma retornavam a níveis normais.

O anticoncepcional foi eficaz na redução da contagem de esperma dentro de 24 semanas em 274 dos participantes. Funcionou em cerca de 96% dos usuários contínuos. Apenas quatro gestações ocorreram durante a fase de eficácia do estudo.

Efeitos colaterais
Os pesquisadores pararam de matricular novos participantes no estudo em 2011, devido à taxa de eventos adversos, particularmente depressão e outros transtornos do humor. Os homens relataram efeitos colaterais incluindo dor no local da injeção, dor muscular, aumento da libido e acne. Vinte homens abandonaram o estudo devido a efeitos secundários.

Apesar dos efeitos adversos, mais de 75% dos participantes relataram estar dispostos a utilizar este método de contracepção na conclusão do estudo.

Dos 1.491 eventos adversos relatados, quase 39% não estavam na verdade relacionados com as injeções anticoncepcionais. Estes incluíram uma morte por suicídio que não foi avaliada como relacionada com o uso do fármaco. Eventos adversos graves que foram avaliados como provavelmente ou possivelmente relacionados com o estudo incluíram um caso de depressão, uma sobredosagem intencional de acetaminofeno, e um homem que experimentou um batimento cardíaco anormalmente rápido e irregular depois que parou de receber as injeções.

“Mais pesquisas são necessárias para avançar este conceito a tal ponto que ele possa ser amplamente divulgado para homens como um método de contracepção”, disse Festin. “Embora as injeções foram eficazes na redução da taxa de gravidez, a combinação de hormônios necessita ser estudada mais a fundo para considerar um bom equilíbrio entre eficácia e segurança”. [ScienceDaily]

por Natasha Romanzoti
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.