quinta-feira, 22 de março de 2018

Receita de repelente natural contra mosquitos

Receita de repelente caseiro | Imagem: Reprodução

Natureza contra natureza
Os insetos estão presentes no dia-dia do homem, a urbanização não fez com que eles desaparecerem e conviver com eles é necessário, afinal, nós invadimos o seu espaço, principalmente quando nos aventuramos a ir a locais com plantas como sítios, fazendas, praias e etc. O perigo do contato com os insetos está nas doenças que eles podem nos transmitir (como o mosquito da dengue) ou efeitos causados pela própria natureza do animal (abelhas).

A indústria farmacêutica produz os famosos repelentes de insetos, compostos que podem ser aplicados à pele humana sem causar intoxicação e que impedem os insetos de pousar, em geral os mosquitos, que tem incidência maior no verão e adoram picar a pele para se alimentar de sangue ou como autodefesa. Os repelentes mais conhecidos são em creme, spray, pomadas (que podem ser a prova de água e com duração de horas) ou até velas (que prometem afastar os insetos do ambiente). Sua composição em geral é de DEET, uma substância quimicamente manipulada com intuito de repelir insetos e essências de eucalipto, citronela, soja e neem.

Porém, o uso de DEET é restrito a gestantes e crianças pequenas, mesmo misturado a outros compostos naturais. Uma boa opção é o repelente natural, substância caseira que manipulada de maneira correta, pode ser utilizada como os repelentes industriais.

Repelente natural – receita
Para a receita do repelente, será necessário:

½ litro de álcool
10 g de cravo da índia
100 ml de óleo corporal

Instruções:
Em um vidro escuro, coloque os cravos da índia e cubra com álcool;
Deixe descansar por 4 dias, balançando o recipiente duas vezes ao dia (pela manhã e a noite);
Depois peneire o cravo e misture a tintura com o óleo corporal de sua preferência.
O uso do repelente pode ser a qualquer hora, uma dica é usar sempre durante a noite, hora em que os mosquitos e pernilongos atacam mais.

por João Silva
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.