sábado, 31 de março de 2018

“Vacina” contra o câncer começa a ser testada em humanos, depois de sucesso com ratos


Pesquisadores da Universidade de Stanford (EUA) iniciaram um estudo clínico em pacientes com linfoma, após testarem com sucesso uma “vacina” contra o câncer em ratos.

A injeção, administrada diretamente a tumores, eliminou todos os vestígios do câncer nos animais, incluindo metástases não tratadas.

Também funcionou em diferentes tipos de câncer.

Vantagens
“Esta abordagem ignora a necessidade de identificar alvos imunológicos específicos do tumor e não requer ativação por sistema imunológico atacado ou personalização das células imunes do paciente”, disse o principal cientista do estudo, o oncologista Ronald Levy.

A imunoterapia contra o câncer é complicada. Como as células cancerígenas são produzidas pelo corpo, o sistema imunológico não as vê como uma ameaça, da mesma forma que vê invasores como vírus. É por isso que alguns tratamentos se concentram em treinar o sistema imunológico para reconhecer as células cancerígenas como um problema.

É uma área efetiva de tratamento, mas que frequentemente envolve a remoção das células imunológicas do corpo do paciente, sua manipulação genética para atacar o câncer, e uma nova injeção para retorná-las ao corpo, um processo caro e demorado.

A nova vacina desenvolvida em Stanford pode ser muito mais barata e simples.

Como funciona
Os pesquisadores deram a “vacina” a ratos que já tinham tumores, injetando-a diretamente em um dos locais afetados.

A vacina explora uma peculiaridade do sistema imunológico: à medida que um tumor cresce, as células do sistema imunológico, incluindo as células T, reconhecem as proteínas anormais das células cancerígenas e entram em ação.

Mas as células cancerosas podem acumular mutações para evitar a destruição pelo sistema imunológico e suprimir as células T. A nova vacina funciona reativando essas células T.

A aplicação única leva quantidades muito pequenas de dois agentes para estimular as células imunes apenas dentro do próprio tumor. Elas começam a trabalhar no tumor injetado, mas algumas também deixam o local para encontrar e destruir outros tumores no corpo.

Resultados
Para testar a vacina, os pesquisadores transplantaram linfomas em dois lugares diferentes no corpo de ratos, ou modificaram geneticamente os animais para desenvolver câncer de mama.

Dos 90 camundongos com linfoma, 87 ficaram completamente curados – o tratamento foi injetado em um tumor e ambos foram destruídos. Três animais tiveram uma recorrência do linfoma, que desapareceu após um segundo tratamento.

A injeção também foi eficaz em ratos com câncer de mama. Tratar o primeiro tumor quase sempre impediu a recorrência do câncer, e também aumentou a expectativa de vida dos animais.

A equipe ainda testou ratos com linfoma e câncer de cólon, injetando a vacina apenas no linfoma. O linfoma foi destruído, mas o câncer de cólon não. Isso demonstra que as células T são específicas para o tipo de tumor no qual são ativadas. Isso não impede que uma segunda vacina seja administrada no local do outro tumor.

Testes em humanos
O novo ensaio clínico vai recrutar 15 pacientes com linfoma para ver se o tratamento funciona em seres humanos.

Se for eficaz, pode ser usado no futuro em tumores antes de eles serem cirurgicamente extraídos para ajudar a prevenir metástases, ou até mesmo a recorrência do câncer.

“Eu não acho que haja um limite para o tipo de tumor que poderíamos potencialmente tratar, desde que ele tenha sido infiltrado pelo sistema imunológico”, disse Levy.

Um artigo sobre a pesquisa foi publicado na revista Science Translational Medicine. [ScienceAlert]

por Natasha Romanzoti
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.