sábado, 24 de março de 2018

Comer chocolate pode gerar a acne. Veja como consumir sem correr riscos

O chocolate traz benefícios para a pele mas dependendo da quantidade do consumo pode causar acnes

Independentemente de estamos próximos ou não da Páscoa, o chocolate é um dos lanches mais consumidos no Brasil durante todo o ano. Mas, mesmo sendo um alimento saboroso e uma das paixões da maioria das pessoas, é também mencionado como um “vilão” da pele. De acordo com a dermatologista, Claudia Marçal, o chocolate possui dois lados, um positivo e outro negativo. Contudo, o que vai definir a sua atuação no organismo é a quantidade ingerida.

Desta forma, a dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da American Academy of Dermatology ainda menciona alguns benefícios do chocolate, como o combate ao mau humor e a sensação de bem-estar. Contudo, a especialista destaca a atenção que os consumidores precisam ter com a quantidade de açúcar presente neste produto.

Portanto, é possível dizer que os malefícios apresentados no consumo de chocolate podem estar relacionados ao açúcar presente neste alimento. Entre os possíveis problemas, de acordo com o Dermatology Associates of Plymouth Meeting (Pensilvânia- EUA), levando em consideração a reportagem da BBC, está o agravamento da acne.

Foto: depositphotos

Estudos comprovam os malefícios do consumo de chocolate
Além do estudo feito pela associação da Pensilvânia, um outro comprova a perspectiva de que o chocolate pode provocar inflamações na acne. Realizada pela Universidade de Miller School of Medicine, em Miami (EUA), a pesquisa foi feita com 10 voluntários e levou em consideração o consumo de chocolate das pessoas. Na conclusão dos especialistas, quanto maior o consumo de chocolate, maior também é a inflamação das espinhas.

Afinal, como consumir chocolate?
Para a dermatologista, é ideal ficar atento a duas questões quando o assunto é o consumo de chocolate, são elas: a quantidade de açúcar presente neste produto e a ingestão com moderação. “Nenhum alimento é proibido, mas deve ser consumido com bom senso e orientação. Neste caso, quando a acne está em atividade inflamatória e infecciosa, recomendamos o consumo de 40 gramas por semana”, afirma.

Cláudia afirma que o chocolate tem seus benefícios e estes estão ligados ao cacau, matéria deste produto. “Ele é um poderoso antioxidante e ajuda a promover luminosidade e hidratação. O cacau contém flavonoides, que são fitonutrientes com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Eles [flavonoides] auxiliam na proteção aos danos dos raios UV, prevenindo as rugas e combatendo os radicais livres que ajudam a deixar a pele mais brilhante e saudável”, afirma a dermatologista.

Consuma chocolate amargo
Portanto, fica fácil afirmar que não é o cacau que faz mal à pele, mas sim o açúcar presente neste produto e claro, a quantidade consumida diariamente. Assim, a especialista recomenda o consumo de chocolates amargos, ou seja, os que têm mais de 50% ou 75% de cacau. Isto porque, quanto maior for a quantidade de cacau, mais benéfico o chocolate vai ser, pois ele será rico em vitamina C, vitamina E, cálcio, fósforo, ferro, potássio e sódio.

Evite chocolate branco e ao leite
Já as opções não recomendáveis estão os chocolates branco e ao leite, tendo em vista que estas opções possuem mais gordura e açúcar. Além destas, é preferível evitar os chocolates recheados, os que possuem castanha ou passas de amendoim. Tudo isto devido as grandes quantidades de gorduras saturadas que podem inflamar ainda mais a pele.

fonte
por Katharyne Bezerra
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.