sexta-feira, 6 de abril de 2018

15 formas de como controlar o estresse e a ansiedade

Yoga, massagem, chás, ouvir música e dormir bem estão nessa lista

O estresse, a ansiedade e outros problemas que levam esses sintomas, são conhecidos como a doença do século.

Muito comum em todas as idades, essas sensações podem trazer sérios prejuízos para a vida social, profissional e até mesmo na saúde. Conheça algumas formas simples e naturais para controlar e evitá-los.

Como controlar o estresse e a ansiedade
Adotar hábitos simples são um caminho para aliviar essa condição

1. Pratique exercício físico
Não é novidade que a atividade física é um dos melhores jeitos de liberar a endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer, ajudando a aliviar o estresse e a ansiedade.

“O exercício também pode melhorar a sua qualidade de sono, o que pode ser afetado negativamente pelo estresse e ansiedade. E quando você se exercita regularmente, pode se sentir mais competente e confiante em relação ao seu corpo que, por sua vez, promove o bem-estar mental”, revela o especialista Juliano Pimentel.

2. Acenda um incenso
A aromaterapia tem propriedades que equilibram o corpo e a mente, amenizando sintomas como irritabilidade, ansiedade, taquicardia, depressão, redução da libido, dificuldade de concentração e distúrbios no apetite.

3. Diminua a ingestão da cafeína
A cafeína é uma substância encontrada no café, alguns tipos de chá e refrigerante, chocolate, bebidas energéticas, entre outros. Altas dosagens desse estimulante podem aumentar a ansiedade e atrapalhar o sono.

“As pessoas têm diferentes limites em relação a quantidade de cafeína que elas podem tolerar. Caso você perceba que a cafeína te deixa nervosa ou ansiosa, considere cortar o consumo”, alerta Juliano.

4. Evite a procrastinação
Adiar tarefas é um dos motivos do estresse e da ansiedade

Estabelecer as prioridades e parar de adiar sempre as tarefas é outra forma de controlar o estresse.

“A procrastinação pode fazer você agir de forma reativa, ou seja, você acaba lutando para se recuperar do atraso. Isso pode causar estresse, que afeta negativamente a saúde e o seu sono. Adquira o hábito de fazer uma lista de “coisas a fazer” organizada por prioridades. Estipule prazos realistas e trabalhe para ir tirando afazeres da lista”, sugere o profissional.

5. Faça yoga
A yoga é um método bastante conhecido que ajuda a relaxar e equilibrar o corpo e a mente. O exercício pode ajudar a melhorar o humor e a ansiedade, sendo muitas vezes mais eficaz do que até mesmo alguns medicamentos.

Segundo o Portal Yoga Brasil, o exercício contribui na cura de doenças psicossomáticas. “As técnicas da yoga (postura, relaxamento, respiração e meditação) estimulam a resposta do sistema nervoso parassimpático contra a ansiedade aguda e crônica”, aponta o site.

“A atividade pode ajudar a baixar os níveis de cortisol, a pressão arterial e a frequência cardíaca. E, ao mesmo tempo, aumentar o ácido gama-aminobutírico (GABA), um neurotransmissor que é reduzido em transtornos do humor”, revela Juliano.

6. Ouça música
As músicas suaves têm um efeito que ajuda a relaxar o corpo e a mente. Uma música instrumental, por exemplo, ajuda a baixar a pressão arterial e a frequência cardíaca.

E segundo Juliano, o ritmo não precisa ser necessariamente suave: “Simplesmente ouvir músicas que você gosta é muito eficaz. Sons da natureza também são muito calmantes. É por isso que eles são muitas vezes incorporados ao relaxamento e meditação.”

7. Use a respiração a seu favor
De acordo com Juliano, o estresse é responsável por ativar o sistema nervoso simpático, sinalizando o corpo para entrar no “modo de luta ou de fuga”.

“Durante esta reação, os hormônios do estresse são liberados e acontecem alguns sintomas físicos – o seu coração bate mais rápido, você respira mais rápido e seus vasos sanguíneos se contraem”, conta.

A respiração profunda ajuda a ativar o sistema nervoso parassimpático, estimulando o relaxamento. Para isso, basta respirar profundamente pelo nariz, enchendo os pulmões completamente de ar, crescendo a barriga e expirando pela boca.

8. Tente se distrair
Distrair a mente com hobbies evita o estresse e a ansiedade

Quando a ansiedade começar a aparecer, procure mudar o foco dos pensamentos e tente se distrair. Ler livros, assistir filmes, pintar, conversar com alguém são excelente formas de acalmar o estresse.

9. Siga uma dieta saudável
Invista em alimentos ricos em ômega-3, pois o nutriente ajuda a reduzir os níveis de estresse, deixando a mente mais leve e saudável.

Além de alimentos como peixe, procure também consumir frutas e vegetais, evitando comidas muito gordurosas e pouco saudáveis. Isso beneficiará a saúde tanto da mente quanto do corpo, que estão sempre interligados.

10. Durma bem
Uma noite mal dormida é um dos principais motivos que levam as pessoas a terem dias estressantes e pouco produtivos.

Tente administrar o sono e coloque como prioridade ter uma noite de pelo menos sete ou oito horas de descanso.

11. Massagem
Em poucos minutos a massagem consegue melhorar o funcionamento do corpo e da mente. Ela ajuda a manter o equilíbrio e ainda promove a sensação de bem-estar, aliviando tensões.

A técnica ajuda a estimular a produção de um hormônio chamado ocitocina, que combate a tensão muscular, melhora o humor e diminui a sensação de estresse.

12. Aceite o que você não pode mudar
Quando as coisas saírem do controle, não enlouqueça com isso, aceite e tente resolver

Por mais óbvio que isso pareça ser, colocá-lo em prática é mais difícil do que se imagina. Tenha em mente que existem coisas que fogem do controle e que não pode ser mudadas.

Aceite o problema do jeito que ele é e tente enxergá-lo de uma forma diferente. Tudo irá melhorar a partir do momento que as coisas começarem a ser encaradas de um ponto de vista distinto.

13. Conte com o outro
Conversar com alguém é sempre uma ótima forma de tirar pesos de dentro. Se cerque de pessoas de confiança e que carregam energias positivas.

14. Chás melhoram ansiedade
Existem algumas bebidas que ajudam a controlar o estresse. Invista em chás de camomila, maracujá, sementes de abóbora, gergelim, girassol, cereais e frutas cítricas.

15. Evite certos alimentos
Algumas bebidas e alimentos que pioram o estresse a ansiedade. Além da já mencionada cafeína, evite também alimentos industrializados e bebidas alcoólicas.

por Ana Ligia
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.