sexta-feira, 13 de abril de 2018

É por isso que seu nariz entope um lado por vez


Você sabia que nosso nariz funciona um lado de cada vez? Essa sensação só fica clara para nós quando estamos doentes e ele “entope”. Porém nós estamos sempre respirando com mais força através de uma das nossas narinas. Durante o dia, os lados trocam e a outra narina entra em ‘modo de trabalho’.

Este processo é automatizado pelo sistema nervoso autônomo, o mesmo sistema que controla muitas coisas que nosso corpo faz sozinho, como a digestão e a frequência cardíaca. No nariz, este sistema controla o seu ‘ciclo nasal’, para que cada narina funcione de forma eficaz.

O ciclo nasal acontece várias vezes durante o dia. Para abrir um lado do nariz e fechar o outro, seu corpo infla o tecido com sangue, da mesma forma que faz com o pênis quando um homem tem uma ereção.

Em uma resposta a uma pergunta no site da rede americana de TV CNN, a pediatra Jennifer Shu explica como o ciclo funciona para uma pessoa que queria saber por que seu nariz parecia estar congestionado já há um mês. “A maioria das pessoas não percebe a obstrução alternada, a menos que tenha bloqueio prolongado de um ou ambos os lados do nariz, como os causados por um desvio de septo nasal, um resfriado, sinusite, pólipos nasais ou alergias”, aponta a especialista. Quando estamos doentes e realmente congestionados, o excesso de muco faz com que a narina que a narina que está recebendo menos ar pareça muito mais fechada do que a outra.

Em condições normais, diz Shu, o aumento do fluxo sanguíneo causa congestão em uma narina por cerca de 3 a 6 horas antes de passar para o outro lado. Também há um aumento do congestionamento quando se está deitado, o que pode ser especialmente notado quando a cabeça está virada para um lado.

Há pelo menos duas razões pelas quais o ciclo nasal acontece. Em primeiro lugar, ele faz com que nosso olfato fique mais completo. Moléculas de diferentes odores se degradam em taxas diferentes, e nossos receptores olfativos as captam de acordo. Alguns odores são mais fáceis de detectar e processar em uma corrente de ar de movimento rápido, o que é feito com a narina descongestionada, enquanto outros são melhor detectados na corrente de ar mais lenta, na narina congestionada.

Além disso, este sistema também parece manter o nariz funcional na sua função de filtro de ar e umidificador. O congestionamento alternado dá ao muco e aos cílios (os pelos minúsculos dentro do nariz) em cada narina uma pausa bem merecida do ataque de ar e evita que o interior das narinas seque, quebre e sangre. [Science Alert, Mental Floss, CNN]

por Jéssica Maes
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário