domingo, 1 de abril de 2018

Manchas na Pele


As manchas são alterações na coloração da pele que podem aparecer em qualquer idade. Apresentam diferentes tonalidades e variam sua intensidade de acordo com a predisposição de cada pessoa. Para quem busca uma pele homogênea, bonita e saudável as manchas podem incomodar bastante.

Por mais que se saiba que o filtro solar é indispensável (tanto na praia como na cidade), pouca gente tem o cuidado de repassar o produto várias vezes ao dia como recomendam os dermatologistas. Resultado: no final do verão, a pele, exposta ao sol sem proteção, está marcada e cheia de manchas. Os locais mais afetados são o rosto e as mãos.


Causas
As causas das manchas são várias:


Alterações na produção de melanina (pigmento da pele)
Infecções (micoses, vírus)
Distúrbios hormonais (cloasmas)
Alterações vascular
Tumores
Exposição ao sol
Marcas de acne.
Muitas vezes elas se acompanham de outros sinais e sintomas, o que pode ajudar na definição de sua causa.

Tipos de Manchas

Manchas de envelhecimento: O organismo vai perdendo a capacidade de filtrar as células defeituosas, e a pele perde parte da capacidade de se defender do sol. Além disso, a radiação se acumulativa nas células ao longo da vida, tornando a pele mais vulnerável às manchas.

Manchas causadas por lesões: Acne, queimaduras, machucados e picadas de insetos podem deixar a pele manchada.

Manchas de gravidez: Durante a gravidez as mulheres estão mais suscetíveis às manchas, devido à variação hormonal e à predisposição genética.

Manchas de melasmas: São manchas castanhas que aparecem na região da face. Geralmente surgem de uma combinação entre predisposição genética e exposição solar. Podem estar relacionadas também com o uso de anticoncepcionais ou com o período de gestação.

Manchas do Sol: São manchas de cor castanha, em tons claros ou escuros e de tamanho variável. Geralmente aparecem a partir dos 40 anos. A causa principal é o foto envelhecimento da pele, que é o envelhecimento do tecido causado pela luz do sol.

Tratamentos


Seja qual for o tipo de mancha, é sempre necessário consultar um médico para que ele possa diagnosticar com exatidão o seu tipo e, assim, recomendar o melhor tratamento para o caso.

Ácido Retinóico e Hidroquinona
As fórmulas feitas com estes dois componentes são bastante usadas. A concentração de cada um dos componentes dependerá do tipo de pele, profundidade da mancha e outros fatores analisados pelo dermatologista. Em algumas ocasiões, recebem corticóides para aumentar a eficiência das fórmulas.

Eles devem ser aplicados à noite e de preferência no inverno. São receitados numa consulta simples ao dermatologista.

Seus principais efeitos colaterais são descamação e pele levemente rosada.

Peeling
Dentre os tratamentos disponíveis nas clínicas, o peeling é o mais indicado para o tratamento de manchas na pele. Por meio de agentes químicos ou físicos, o peeling esfolia a pele envelhecida ou doente e possibilita a formação de uma nova camada de pele saudável e lisinha.

O peeling pode ser superficial, médio ou profundo: tudo vai depender do dano da sua pele. As variantes do processo são os agentes químicos e o número de sessões necessárias para eliminar as manchas.

Laser
Para tratamento de manchas, utilizam-se três tipos de laser:

Quantum: remove manchas vermelhas do pescoço. Ajuda também nas melanoses.
CO2: remove manchas de melanose e queratose. Não é muito procurado, pois o tempo de recuperação é longo, além disso, pode deixar cicatrizes.
Rubi: esta variação do comprimento do laser é bastante usada para minimizar sardas escuras.
Filtro Solar
Para prevenir manchas causadas pelo sol, indica-se o filtro solar. Ele também pode ser utilizado para evitar a progressão das manchas já existentes.

Loção Clareadora
Dependendo do tipo e da superficialidade da mancha, os cremes clareadores são bem eficientes.

fonte
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.