quinta-feira, 19 de abril de 2018

Quer viver até os 100? Cientistas descobrem novos genes para longevidade


Um novo estudo Universidade de Stanford (EUA) encontrou novos genes ligados a longevidade.

Quatro variações – do gene ABO, envolvido na determinação do tipo de sangue; do CDKN2B, que regula a divisão celular; do APOE, ligado a doença de Alzheimer; e do SH2B3, que antes pensava-se prolongar a vida em moscas-da-fruta – foram descobertas nos genomas de pessoas com 100 anos ou mais, os chamados centenários.

Novo método para desvendar a longevidade
De acordo com o pesquisador Stuart Kim, professor do Departamento de Biologia do Desenvolvimento e Genética, o objetivo era descobrir quão forte era o componente genético para se tornar um centenário.

“Estamos começando a desvendar o mistério de por que algumas pessoas envelhecem com tanto sucesso em relação à população normal”, disse.

Estudos anteriores tentaram encontrar variações nos genes mais comuns em pessoas muito idosas, mas não tiveram muita sorte.

A nova pesquisa estreitou a busca para genes ligados com a vida longa, focando especialmente naqueles conhecidos por afetar fortemente o risco de doenças relacionadas com a idade, como doença cardíaca e doença de Alzheimer. As pessoas que têm menos risco para essas condições, dita a lógica, vivem mais tempo.

Os quatro vencedores
Os pesquisadores primeiro procuraram por genes ligados a longevidade em uma população de cerca de 800 pessoas com mais de 100 anos, e 5.400 pessoas com mais de 90 anos.

Eles descobriram oito genes ligados com uma vida longa, e foram capazes de confirmar quatro em uma análise de acompanhamento com cerca de 1.000 pessoas com idades entre 100 ou mais.

O estudo constatou que certas variantes dos genes chamados ABO, CDKN2B, APOE e SH2B3 eram mais comuns em centenários do que em pessoas com uma expectativa de vida média (no caso do Brasil, cerca de 73 anos).

Por quê?
Os cientistas determinaram que a variação genética associada com sangue tipo O era mais comum em centenários do que no grupo de controle, o que significa que haviam mais centenários com sangue tipo O em comparação com as pessoas com uma expectativa de vida típica.

Estudos anteriores já haviam indicado que pessoas com sangue tipo O têm menor risco de doença cardíaca e câncer, e têm níveis de colesterol mais baixos.

Outra variante genética, no CDKN2B, pareceu importante para uma vida longa, pois desempenha um papel na divisão celular. A paragem da divisão, chamada senescência, contribui para o envelhecimento, de forma que ter uma variação que a reduz é vantajoso.

Provavelmente, existem muitos outros genes que afetam a longevidade. Os pesquisadores devem continuar sua busca, a fim de compreender melhor o processo de envelhecimento. [LiveScience]

por Natasha Romanzoti
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.