segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Dentes sensíveis têm solução

Foto:odontologiasprata.wordpress.com

Problema que atinge boa parte da população, a hipersensibilidade dentinária - ou sensibilidade dos dentes - tem como principal causa a perda da proteção do esmalte, que pode decorrer do aumento da acidez bucal, problemas gengivais, escovação incorreta, mordida irregular, bruxismo (hábito de ranger os dentes), uso de aparelhos ortodônticos e próteses mal ajustadas. Bulimia e refluxo gastroesofágico também podem desencadear o quadro. Para entender o que acontece, a dentina é uma estrutura onde estão os chamados canalículos, que ficam perto da polpa do dente, o popular nervo. "Quando esses canalículos são expostos sem a proteção do esmalte, estímulos como calor ou frio e alguns alimentos e bebidas caminham diretamente em direção à polpa e provocam sensação de desconforto. Dependendo da intensidade do estímulo, até dor intensa", diz a conselheira do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo Maria Lucia Zarvos Varellis. Uso de cremes dentais específicos, aplicações de dessensibilizantes fluorados, restaurações, laserterapia e outras medidas podem ser indicadas pelo dentista como tratamento. Cuidar da escovação e manter uma dieta balanceada ajudam a diminuir e até a prevenir a sensibilidade.

(Artigo publicado na seção "Bem-estar e Qualidade de Vida" da ATRevista do jornal A Tribuna, de Santos, em 09/01/2011 - Ano 7, edição 319)


Recomende para um amigo clicando aqui...               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.