quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Saiba o que é bom para ajudar na digestão dos alimentos

Se alimentar bem traz diversos benefícios à saúde, porém, de nada adianta comer muito se após a refeição não é realizada uma digestão correta dos alimentos. As pessoas precisam criar alguns hábitos comuns durante as refeições, que são indispensáveis para que o corpo faça uma boa digestão.

Algumas dicas podem ajudar a absorção dos nutrientes dos alimentos pelo organismo, e prevenir incômodos como sensação de estômago muito cheio ou ainda mal-estar.

Mastigar bem e devagar os alimentos, tirando o máximo de prazer da comida, é um bom hábito. Outra dica é comer em um ambiente tranquilo, sem discussões, brigas ou mesmo conversar assuntos relacionados ao trabalho. O estado emocional atinge as secreções gástricas essenciais à boa digestão.

O que também auxilia bastante a digestão é não beber durante as refeições, pois os líquidos deixam o estômago num período de 10 minutos e levam com eles os sucos digestivos. Se for para beber, é melhor que seja após a refeição e, de preferência, chás quentes.
A nutricionista e tutora do Portal Educação, Ana Paula Leão Rossi, alerta para alguns cuidados na escolha dos alimentos. “Lembre-se, a ingestão diária de alimentos ricos em fibras como legumes, verduras e frutas são essenciais para o bom funcionamento do organismo, garantindo a ingestão adequada de nutrientes e proporcionando maior saciedade”, explica a nutricionista.

As fibras insolúveis atuam principalmente na parte inferior do intestino grosso, aceleram o trânsito intestinal e aumentam o bolo fecal, evitando assim a prisão de ventre e outras doenças. As fibras solúveis agem no intestino delgado e estômago, fazem com que a digestão seja mais lenta, proporcionam uma melhora na digestão dos nutrientes, principalmente gorduras e açúcares.

Refeições ricas em fibras exigem melhor mastigação, o que torna a digestão mais fácil. O fato de tornarem o processo digestivo mais lento, colabora também para que os nutrientes sejam melhor aproveitados.
www.corposaun.com


Recomende para um amigo clicando aqui...               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.