quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Saiba o que não pode faltar na mesa dos pequenos de 1 a 4 anos.

Confira nessa matéria!

É na infância que os hábitos alimentares vão se fundamentando. À medida que crescem, as crianças ganham maior liberdade e começam a alimentar-se fora de casa...

Os nutrientes são as matérias-primas que permitem a formação dos dentes, ossos, músculos e tecidos e também para mantê-los saudáveis. Uma boa dieta alimentar também protege de várias doenças.

A alimentação de uma criança necessita de um planejamento especial. As necessidades de energia e nutrientes fundamentais são elevadas, mas o apetite é reduzido e os hábitos alimentares inconstantes.
A alimentação das crianças deve ser constituída por refeições pequenas, freqüentes e ricas em nutrientes essenciais.

Os nutrientes especialmente importantes para crianças entre 1 e 4 anos são:

Ferro
A deficiência em ferro é bastante comum nesta faixa etária e a ingestão de alimentos reduzida, especialmente em peixe ou carne. Alimentos ricos em vitamina C, consumidos simultaneamente ajudam na absorção do ferro, por isso a dica é incluir um copo de sumo natural de laranja ao jantar.


Cálcio
Este mineral é vital para o crescimento de ossos e dentes, por isso é fundamental que a criança consuma leite e produtos derivados do leite em quantidade suficiente.

Vitaminas A
Formação e saúde da pele, cabelo, crescimento de dentes e ossos, visão. Encontrada em frutos e legumes amarelos e cor de laranja (pimentão, tomates, manga, pêssego, etc), legumes verdes, fígado e produtos lácteos.

Vitamina C
É necessária para a estrutura óssea, cartilagens e músculos. Ajuda o sistema imunológico e a absorção de ferro. Encontrada em: frutas como kiwi, acerola, vegetais verde-escuros.


Vitamina D
A vitamina D é essencial para o metabolismo do cálcio e pode até ser sintetizada pela ação do sol através da pele. No inverno garanta o consumo de alimentos boas fontes de vitamina D ou suplementos alimentares que contenham esta vitamina.

Fonte: alimentacaosaudavel.org


Recomende para um amigo clicando aqui...               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.