quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Dieta dos pontos


O famoso programa ficou ainda melhor: você emagrece até 6 kg por mês - sem passar fome!- com uma única restrição: nada de gordura trans!
Fonte: M de Mulher
por Catarina Fávero
Para não extrapolar, leve a tabela de pontos na bolsa
Foto: Dreamstime
Brigadeiro, batata frita, pão de batata... Com a Dieta dos Pontos você emagrece comendo de tudo. Ops, quase tudo. A nova versão do programa tem uma única restrição: a gordura trans. E há boa razão para isso. Presente no rótulo de alimentos industrializados, como bolos e congelados, a gordura vegetal hidrogenada, nome completo da trans, eleva os níveis de LDL (colesterol ruim) e diminui os de HDL (colesterol bom).

Assim, facilita o entupimento das artérias e, consequentemente, o surgimento de doenças cardíacas. "Alguns estudos também mostram que quem excede no consumo de trans acumula mais gordura e tem mais di?? culdade para emagrecer", alerta Alfredo Halpern, autor do livro A Nova Dieta dos Pontos (Ed. Abril, R$ 24,90) e chefe do Grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital das Clínicas de São Paulo. Ou seja, riscando essa substância do cardápio você soma saúde e acelera o emagrecimento! Então, prepare a calculadora e consulte as tabelas de alimentos para montar seu prato como e onde quiser - em casa, no restaurante por quilo e até no fast food.

Como funciona?

Para facilitar, no lugar de calorias você conta pontos (cada ponto vale 3,6 calorias). Se o objetivo é secar até 4 kg por mês, consuma até 320 pontos (o equivalente a 1 200 calorias) por dia. Quer potencializar o programa e eliminar até 6 kg? Pratique uma caminhada por uma hora, quatro vezes por semana. Dá para montar o prato do jeito que quiser.

Como a alimentação equilibrada é o segredo para emagrecer e ainda evitar o efeito sanfona, recomenda-se reservar entre 160 e 176 pontos (entre 50% e 60% do total de pontos) para os carboidratos (pães, massas, frutas, legumes, verduras e cereais – integrais, de preferência) e de 33 a 50 pontos (o que equivale de 10% a 15% do total) para as proteínas (carnes, grãos, leite e derivados). Já as gorduras (óleo, azeite, manteiga e castanhas) devem somar até 96 pontos (30% do total diário). E lembre-se: os alimentos geralmente levam gordura no preparo.

Trans, a única restrição

A Organização Mundial de Saúde (OMS) limita o consumo de gordura trans em até 2 g por dia. Para não extrapolar, a dica é sempre conferir o valor na embalagem do produto. Na tabela de pontos, há também uma referência aproximada do teor de trans em cada alimento. No diário onde anotar seus pontos, desenhe um quadrado dividido em quatro partes. Essa é a sua cota diária de gordura trans. Se o alimento tiver até 0,5g de trans, preencha uma parte. De 0,6 a 1g, duas partes. Se contém entre 1,1 e 1,5g, preencha 3 partes do quadrado. Mais de 1,6g de trans, pinte o quadrado inteiro e pare já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.