quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Fique alerta sobre o câncer de boca

Por Lais...
Segundo o IBGE, aproximadamente 22 milhões de brasileiros nunca visitaram um dentista. A Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic reforça a importância do diagnóstico de saúde bucal. Uma das maiores preocupações dos profissionais da instituição é com os casos de câncer de boca, doença que já ocupa o 7° lugar no Brasil em diagnósticos da doença.
A falta de visita a um dentista implica em mais riscos do que simplesmente conviver com o sorriso amarelo ou com cáries. Uma das maiores preocupações da Faculdade São Leopoldo Mandic, por exemplo, é com os casos de câncer de boca. A doença já ocupa o 7° lugar no Brasil em número de casos diagnosticados.

No mundo ocorrem cerca de 210 mil novas ocorrências por ano, sendo que a incidência em homens é 2,5 vezes maior do que nas mulheres. Este ano o Brasil deve registrar mais de 14 mil novos casos de câncer de boca. Preocupada em identificar e tratar o problema o quanto antes, a Faculdade São Leopoldo Mandic, além de oferecer atendimento clínico à população, também incentiva a realização do autoexame, fundamental para a detecção precoce e que deve ser feito regularmente.

“Manter a higiene da boca significa prevenir o aumento na produção de bactérias, que podem ocasionar diversos problemas de saúde.”, afirma José Luiz Cintra Junqueira, diretor geral da Faculdade São Leopoldo Mandic.
A faculdade atende solicitações para diagnóstico e pesquisa de instituições públicas ou privadas e da comunidade em geral para atendimento em suas clínicas, tendo como alvo de intervenção crianças, adolescentes, jovens e adultos que estejam referenciadas ou sinalizadas com necessidades específicas de tratamentos nas áreas de Dentística, Disfunção Temporomandibular, Implantodontia, Ortodontia, Odontopediatria, Prótese Dentária, Endodontia, entre outras.

Anualmente, somente a unidade de Campinas realiza cerca de 120 mil atendimentos em suas clínicas de ensino. O caráter comunitário é um dos principais pilares no desenvolvimento das atividades de pesquisa e ensino da Faculdade São Leopoldo Mandic. A faculdade possui clínicas odontológicas que enfatizam o desenvolvimento de ações de prevenção de doenças bucais. Há ainda, na maioria de suas unidades, centros cirúrgicos para procedimentos de maior complexidade e centros de radiologia com equipamentos de tecnologia de ponta, como tomógrafo digital, que dão apoio nos diagnósticos.

Autoexame
José Luiz Cintra Junqueira orienta que uma das formas de prevenção é o autoexame. Diante do espelho, em local bem iluminado, a pessoa deve observar lábios, língua (principalmente as bordas), assoalho (região embaixo da língua), gengivas, bochechas, palato (céu da boca) e amígdalas. Mudança de cor, áreas irritadas debaixo de próteses (dentaduras, pontes móveis), feridas que não cicatrizam em uma semana, dentes fraturados ou amolecidos, caroços ou endurecimento devem ser melhor observados por um profissional da área da Odontologia.
http://www.corposaun.com/fique-alerta-cancer-boca/17379/
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.