sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Obesidade e sobrepeso: o que você pode fazer para evitá-los

Exercício físico estimula a perda calórica e eleva a qualidade de vida

A Obesidade é uma condição crônica que se caracteriza por um excesso de gordura acumulada no corpo. Diagnostica-se a obesidade por uma medida de parâmetro populacional chamada Índice de Massa Corporal (IMC). O Índice de Massa Corporal é uma formula utilizada para medir a obesidade adotada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). É o padrão internacional para avaliar o grau de obesidade.

Vamos calcular o seu IMC?
Por exemplo, se o seu peso é 80 Kg e a sua altura é 1,80, a fórmula ficará:
IMC = peso em kg (80) / altura em cm (1,80) x altura em cm (1,80)
IMC = 80 ÷ 3,24
IMC = 24,69

Confira nas tabelas abaixo:

Tabela de IMC para Mulheres
Abaixo do peso - abaixo de 19
Normal - de 19 a 23,9
Obesidade leve - de 24 a 28,9
Obesidade moderada - 29 a 38,9
Obesidade grave ou mórbida - acima de 39

Tabela de IMC para Homens
Abaixo do peso - abaixo de 20
Normal - de 20 a 24,9
Obesidade leve - de 25 a 29,9
Obesidade moderada - 39 a 39,9
Obesidade grave ou mórbida - acima de 40
Por que preocupar-se com a obesidade?

Tanto o sobrepeso como a obesidade colocam o coração numa situação de verdadeira "pressão". Essa alta sobrecarga no músculo cardíaco, originária da obesidade, pode aumentar a possibilidade de doenças sérias, tais como:

- DIABETES
- DOENÇAS CARDÍACAS
- PRESSÃO ARTERIAL ALTA
- DERRAMES (acidente vascular encefálico)
- CÁLCULOS NA VESÍCULA ?COLESTEROL ALTO (ruim LDL)
- QUASE TODOS OS TIPOS DE CÂNCER
- MORTE PREMATURA

Além de que a obesidade também pode complicar os tratamentos médicos.
O que causa a obesidade?

A obesidade é sumamente complexa e não é somente um problema de força de vontade ou de autocontrole. Em geral são causadas por uma combinação de comer em excesso, falta de exercício e fatores genéticos hereditários.

O sobrepeso e a obesidade ocorrem quando ao longo do tempo, o corpo ingere mais calorias do que se consome. Entretanto, existem algumas pessoas que aumentam o peso de gordura com mais facilidade que outras. A obesidade também pode ser causada por um desequilíbrio hormonal.

Como tratar a obesidade?

Não existe uma pílula mágica, mas há tratamentos eficazes que ajudam a melhorar essa condição. O tratamento adequado é aquele feito a longo prazo com a combinação de: dieta equilibrada, maior atividade física e mudanças no estilo de vida.

Em alguns casos é aconselhável o acompanhamento médico para avaliar o melhor tipo de tratamento.

Mas, a chave para o controle de peso é equilibrar o consumo de energia (ingestão de alimentos) e a quantidade de calorias que o nosso corpo consome (atividade física).
Gastar mais calorias do que consumir

O exercício físico é uma maneira fundamental para fazer isso. Quando você se exercita regularmente, fortalece os músculos, as células musculares passam a gastar mais energia e ao longo do tempo, seu corpo trabalhará com mais eficiencia, tornando-se um bom "gastador de calorias" (ou científicamente ocorre o aumento da taxa metabólica basal) o que resulta no emagrecimento.

Para este passo rumo a uma saúde de ouro acontecer da melhor forma possível, inicialmente é fundamental saber o grau de obesidade (ou sobrepeso) e cuidados para a prescrição adequada de atividade física. Nesse caso, um profissional de Educação Física fará sua avaliação física específica (incluindo o percentual de gordura e análise nutricional) para poder determinar e prescrever os melhores exercícios respeitando a individualidade de cada pessoa.

Vamos lá! Nunca é tarde para começar. Você pode e conseguirá ter uma vida mais saudável e feliz, basta começar!
http://www.minhavida.com.br/conteudo/11634-obesidade-e-sobrepeso-o-que-voce-pode-fazer-para-evitalos.htm?utm_source=news_mv&utm_medium=repick_saude&utm_campaign=280077
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.