domingo, 6 de novembro de 2011

Vá de sardinha para emagrecer

Rico em ômega-3, alimento atua como forte aliado do emagrecimento; entenda
Do R7...
Todo mundo já ouviu falar sobre os benefícios do ômega-3 para a saúde. Mas pouco ainda é divulgado a respeito de como os chamados ácidos graxos insaturados não só interrompem como ajudam a reverter o processo inflamatório das dietas ricas em gorduras saturadas.

A descoberta dos benefícios do ômega-3 para o emagrecimento é resultado de um estudo recente realizado pelos pesquisadores da Unicamp Dennys Esper Cintra e Lício Velloso. Os estudos mostram que dietas ricas em gorduras saturadas causam lesão numa região do cérebro chamada hipotálamo.

Com isso, dá-se início a uma espécie de inflamação local que influencia negativamente sua função, que é controlar a fome e o gasto energético. É como se o hipotálamo perdesse a capacidade de alertar o organismo quanto à retenção e à queima de energia.

Experimentos realizados com animais obesos mostraram que a ação dos ácidos graxos ômega-3 e 9 reduziram rapidamente o consumo de alimentos. Com uma semana de infusão direta das substâncias no hipotálamo, os bichos perderam mais de 10% de seu peso corporal.

A nutricionista Renata Fidelis de Amorin, do Spa Sorocaba, é uma das profissionais do meio que apostam na descoberta para auxiliar no emagrecimento.

- Sabe-se que a gordura saturada ajuda na parte da saciedade. Faz com que a pessoa demore um pouco mais a sentir fome novamente. No obeso, esse sinal de saciedade é falho.

Alimentos com ômega-3 podem ser integrados facilmente ao cardápio do dia a dia para ajudar a combater a inflamação do hipotálamo. Isto, associado à redução da ingestão de gorduras saturadas, é um grande aliado do emagrecimento.

O ômega-3 está no salmão, na semente de linhaça, no atum e no azeite de oliva. Mas a dica de Renata é abusar da sardinha, que contém o ômega-3 e não é um produto caro.

- Se a pessoa consumir duas porções de sardinha (100 g cada uma) por semana já vai ajudar nessa parte do emagrecimento. Pode ser a sardinha em lata light ou a conservada em óleo. Tem que dar uma lavadinha para diminuir o valor calórico.

A profissional sugere algumas maneiras de consumir a sardinha.

- Poderia fazer uma salada com alface, rodelas de tomate, pedacinhos de abacaxi e a porção da sardinha enlatada mesmo. Outra opção é fazer, de repente, à escabeche. Refogar um pouco de cebola com tomate na panela e depois colocar a sardinha e, no final, um pouco de azeite.
imagem:asardinha.blogspot.com
leia também:

@ Saiba qual castanha faz bem à saúde

@ Descubra qual é a melhor dieta contra o diabetes

@ Proteína de Soja: Segundo pesquisadores ela ajuda a reduzir a pressão arterial

http://entretenimento.r7.com/receitas-e-dietas/noticias/va-de-sardinha-para-emagrecer-20111105.html
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.