sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Hipoglicemia funcional pode ser diagnosticada com mais clareza

Alguns sintomas como sudorese, tremor e desmaios podem denunciar o problema

A hipoglicemia funcional é causa de muitos sintomas e problemas, muitas vezes confundindo diagnósticos. Atualmente ela é extremamente frequente, principalmente devido aos hábitos alimentares modernos.

Mas afinal, o que é hipoglicemia? É a queda da concentração de açúcar (chamada glicose) no sangue. Curiosamente ocorre justamente pela ingestão exagerada do próprio açúcar. Não é a ingestão isolada que provoca a hipoglicemia, mas aquela que é frequente e constante.

Por que o excesso de açúcar provoca sua queda no sangue? Geralmente é difícil explicar isso para as pessoas, pois logicamente comendo mais deveríamos ter mais. Ocorre que ao comermos frequentemente e em grande quantidade, o açúcar acaba provocando uma produção de insulina maior do que o normal.

"Hipoglicemia é a queda da concentração de açúcar no sangue"

A insulina é um hormônio produzido no pâncreas, que por sua vez não tem a função de queimá-la, como muitos pensam, mas sim de fazer com que a substância entre nas células do corpo, para fornecer a energia necessária ao seu funcionamento.

Todos os tipos de açúcar provocam hipoglicemia? Não. Os que estimulam demasiadamente o pâncreas são aqueles chamados de simples, os carboidratos ou açúcares simples. Eles são absorvidos rapidamente no aparelho digestivo e estimulam intensamente a produção de insulina, que por sua vez introduz muito açúcar nas células, provocando a queda da glicose no sangue (a hipoglicemia).

Exemplos de carboidratos desse tipo são todos os tipos de açúcar (mascavo, cristal, refinado), doces, todas as farinhas brancas e seus derivados (pão, bolos, pizza e outros), arroz branco, frutas como o abacaxi, a melancia, e a banana, batata, mandioca e outros.

Os sintomas da hipoglicemia são vários e podem confundir o diagnóstico. O cérebro precisa constantemente estar utilizando a glicose para funcionar e quando sente sua falta provoca uma série de sintomas, como sudorese, tonturas, tremores nas mãos, fome, sensação de morte, pânico, angústia, depressão, taquicardia, confusão mental e até desmaios.

A falta de diagnóstico da causa desses quadros leva muitas vezes o paciente a vários especialistas, tais como cardiologistas, psiquiatras, neurologistas, e outros que acabam por receitar vários remédios. No entanto, fazer o diagnóstico laboratorial e fornecer uma orientação alimentar resolve o problema.
http://www.minhavida.com.br/conteudo/11980-hipoglicemia-funcional-pode-ser-diagnosticada-com-mais-clareza.htm?utm_source=news_mv&utm_medium=repick_saude&utm_campaign=280077
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.