sexta-feira, 26 de agosto de 2016

8 dicas para distinguir entre alimentos mais e menos saudáveis


Cada vez mais ouvimos falar sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada para nos mantermos saudáveis e prevenir algumas doenças. Mas nem tudo que é rotulado como saudável, de fato, é tão saudável assim. Por isso precisamos saber distinguir quais alimentos são saudáveis e quais não são, então, seguem algumas dicas.

Você tem certeza de que sabe distinguir um bom alimento de outro que não é tão saudável? Às vezes pensamos que algo é saudável simplesmente por hábito ou preconceito. Outras vezes, nos deixamos levar pelas cores e a aparência das etiquetas, que podem ser enganosas. Continue lendo e descubra nossas oito dicas para distinguir entre os alimentos mais e menos saudáveis.

Como você pode saber o que é saudável e o que não é? Primeiro de tudo, lembre-se que existem diferentes tipos de nutrientes que o seu corpo necessita para poder se desenvolver e se manter saudável, que provém de cinco grupos de alimentos principais: lacticínios; que nos fornecem proteínas: carne, ovos e peixe, feijões ou favas, etc.; as frutas; os vegetais e os cereais. As gorduras não são um grupo de alimentos, mas fornecem nutrientes essenciais.

Todos são necessários dentro da dieta, mas em quantidades adequadas. Por exemplo, as recomendações do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos sugerem que em seu prato predominem as frutas e as verduras. Entre os principais nutrientes que você deve evitar se encontram certos tipos de gorduras, como as gorduras trans que se encontra em alguns produtos como biscoitos, bolos; sal ou sódio e os alimentos e as bebidas açucaradas.

Em geral, você pode obter todos os nutrientes de que necessita a partir dos alimentos. E se de opções saudáveis se trata, é sempre melhor escolher produtos naturais em vez de produtos processados, como frutas e vegetais frescos, carne magra ou frango de granja (são mais nutritivos e contêm menos produtos químicos adicionados, por exemplo, os produtos embalados e hambúrgueres que já estão prontos para preparar).

Agora, se o ritmo de vida e as obrigações do cotidiano não te deixam muito tempo para cozinhar, e te resulta mais fácil de comprar produtos elaborados que você possa preparar de forma rápida e sem complicações, ou refeições preparadas, não há problema, é sempre possível escolher alternativas mais saudáveis.

Então sim, tome nota destas dicas para que você possa distinguir e escolher a opção que seja mais saudável e, ao mesmo tempo, não sacrificar o sabor.

Dicas para consumir os alimentos mais saudáveis:

1. Preste atenção ao número de calorias por porção no pacote do produto que você está prestes a comprar e quantas delas provêm de gorduras. Quanto menos calorias provenientes de gordura, mais saudável é a comida. Leve em conta que em uma dieta de 2000 calorias por dia, recomenda-se consumir menos de 65 gramas de gordura.

2. Olhe o tipo de gordura que contém o produto e evite as gorduras trans e as saturadas. A Associação Americana do Coração recomenda consumir menos de 2 gramas de gordura por dia, em uma dieta de 2.000 calorias.

3. Evite o excesso de colesterol e sódio (sal). Lembre-se que em uma dieta de 2.000 calorias, você deve consumir menos de 300 miligramas de colesterol e menos de 2.400 mg de sódio (que é o equivalente a uma colher de chá de sal!).

4. Reafirma que, sempre que possível, o produto escolhido tenha fibras, vitaminas, cálcio e ferro. Para que uma refeição seja rica em nutrientes deve proporcionar, pelo menos, 20% dos valores diários recomendados. Claro que não é necessário que tenha todos os nutrientes, em geral, os alimentos têm um ou dois predominantes. Por isso, é importante que sua dieta seja variada.

5. Busque se o produto que você deseja contém açúcar adicionado ou não. Na verdade, se o alimento tem açúcar de forma natural, não aparece na etiqueta. Se tiver açúcar adicionado pode aparecer nomeado com nomes diferentes. Tome nota e lembre-se deles: açúcar, xarope de milho de alto teor de frutose, xarope de milho, maltose, dextrose, sacarose, mel, xarope de bordo e suco de frutas concentrado.

6. Leia a ordem em que aparecem os ingredientes no rótulo do produto, isso indica o quanto ele contém. Ou seja, o primeiro que aparece é o mais abundante, o segundo o que o segue, o terceiro um pouco menos e assim sucessivamente. Se entre os primeiros se encontra o açúcar, sal ou gordura, melhor escolher outra coisa.

7. Se você compra produtos orgânicos, aprenda a ler os rótulos dos mesmos, pois neles também pode haver enganações.

8. Quando pedir comida preparada, preste atenção ao tipo de cozimento que tenham. São melhores os assados ou cozidos. Por outro lado, evite os alimentos fritos.

Agora você está pronto (a) para fazer sua próxima compra. Siga as nossas recomendações para que a partir de agora você possa encher o armário com alimentos e produtos que sejam melhores e mais saudáveis.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.