quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Como evitar a Osteoporose


Com o passar dos anos os ossos enfraquecem e podem sofrer com a osteoporose que causa o desgaste ósseo e possível ruptura dos mesmos. Hoje vamos falar como prevenir o aparecimento da osteoporose que está relacionado com os hábitos de vida, a alimentação, entre muitos outros fatores que contribuem para sofrer esta condição.

A osteoporose é uma doença dos ossos.
Muitos pacientes nos perguntam se podem evitar a osteoporose ou se é uma condição obrigatória de todas as mulheres quando atingem a menopausa.

É bom começar dizendo por que se produz a osteoporose, esta ocorre porque existe um desequilíbrio entre a formação e destruição do osso, por um déficit de hormônios femininos que são os responsáveis de estimular os osteoblastos que são as células responsáveis pela regeneração óssea e contrapor-se aos osteoclastos, que são as que produzem a descalcificação do mesmo. Isto é chamado de perda de massa óssea. Com o tempo, isso enfraquece os ossos e os torna mais propensos a quebrar.

Uma vez que a massa óssea total atingiu seu pico, geralmente em meados dos 20 anos de idade, todos os adultos começam a perdê-la. No entanto, as mulheres são mais propensas a desenvolver osteoporose do que os homens. Isto é devido a vários fatores. As mulheres têm menos massa óssea do que os homens, tendem a viver mais e tomam menos cálcio. Nas mulheres, o índice de perda óssea se acelera após a menopausa, quando os níveis de estrogênio reduzem.

Isto juntamente com outros fatores, como:
Ingerir bebidas alcoólicas, fumar e beber café.
Dieta pobre em cálcio.
Estilo de vida sedentário.
Menopausa cirúrgica através da eliminação dos ovários.
Tomar medicamentos como corticoides.
Predisposição genética.

Unido ao envelhecimento vai contribuir para a osteoporose e, consequentemente, fraturas ósseas.

Sintomas da Osteoporose:
A maioria das mulheres não sabe que têm osteoporose até que têm sinais graves. Os sinais graves incluem:
Fraturas frequentes.
Dor nas costas, sacrolombar.
Desvio das costas.
Perda de estatura ao longo do tempo, porque a osteoporose pode causar que suas vértebras entrem em colapso.

Como é diagnosticada a Osteoporose:
Se o seu médico suspeita de osteoporose ou se é uma mulher com mais de 65 anos de idade pode sugerir um teste de densidade óssea. Um teste comum que mede a densidade óssea e é chamado absorciometria dupla de raios-X. Este teste mede a densidade óssea do quadril, coluna e punho, todos estes são lugares que poderiam ser afetados pela osteoporose.

Para prevenir a osteoporose podemos fazer o seguinte:

Evitar os hábitos tóxicos como o álcool, café, fumo e refrigerante.

Ter uma alimentação rica em cálcio ao longo da vida, isso conseguimos através da ingestão de produtos lácteos, como: iogurte, leite, queijo, sorvete e derivados; comer legumes, verduras como: brócolis, espinafre e verduras verdes. Também ingerindo frutos do mar, como: sardinha, mariscos.
Não tomar medicamentos, como esteroides.
Dizer ao médico que não remova seus ovários se são saudáveis.
Fazer exercício diário de 15 a 20 minutos de caminhada seria o ideal.
Praticar esportes do seu gosto.

Doses de cálcio:
É importante saber que as crianças devem consumir 800 mgr de cálcio por dia. As mulheres antes da menopausa precisam de aproximadamente 1.000 mg de cálcio por dia. Após a menopausa, precisa de 1.000 mg de cálcio por dia se está tomando estrogênio e 1.500 mg de cálcio por dia, se não está tomando estrogênio. Também deveria se propor tomar 800 UI de vitamina D por dia para ajudar seu corpo a absorver o cálcio.

Se você já tem osteoporose não se preocupe, que corrigindo os hábitos tóxicos, fazendo exercícios, tomando cálcio suplementar com vitamina D, a terapia de reposição hormonal.

Além disso, existem medicamentos para tratar a osteoporose.

Bifosfonato. Estes medicamentos ajudam a reduzir o risco de fraturas, assim como aumentar a densidade óssea nos quadris e coluna. Podem ser tomados por via oral (em forma de pílula) ou de maneira intravenosa (por injeção).

Os efeitos colaterais incluem náuseas, dores abdominais e irritação do esôfago. Entre as pessoas que não podem tomar bisfosfonatos podemos incluir aquelas com doença renal, baixos níveis de cálcio no sangue e mulheres que estão grávidas ou amamentando.

Tipos de Bifosfonato:
Alendronato e risedronato. Estes medicamentos são utilizados para ajudar a prevenir e tratar a osteoporose. Ajudam a reduzir o risco de fraturas ao diminuir o índice de perda de massa óssea. São tomados por via oral em forma de pílula. Seu efeito colateral mais comum é dor de estômago.

Ácido zoledrônico. Um medicamento bifosfonato que se administra por via intravenosa a cada 12 meses.

Calcitonina
. Trata-se de um hormônio que ajuda a retardar a deterioração dos ossos. Encontra-se disponível como injeção ou como spray nasal. Os efeitos secundários incluem irritação da mucosa do nariz e dor de cabeça (por utilização do spray nasal) e diarreia, dor abdominal, náuseas e vômitos (com o uso da injeção).

Raloxifene. Este medicamento é utilizado para prevenir e tratar a osteoporose em mulheres mediante o aumento da densidade óssea. Não é um hormônio, mas imita alguns dos efeitos do estrogênio. Os efeitos colaterais podem incluir ondas de calor e risco de coágulos sanguíneos.

Teriparatida. Este medicamento é uma forma sintética do hormônio da paratireoide e ajuda a crescer osso novo. Vem em forma injetável e é injetado uma vez por dia na coxa ou no abdômen. Pode ser usado em homens e mulheres para o tratamento de osteoporose. Os efeitos colaterais comuns podem incluir náuseas, dor abdominal, dor de cabeça, fraqueza muscular, fadiga e perda de apetite.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.