segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Como diminuir os sintomas do estresse?


Acordar triste, mal humorado ou um pouco mais irritado é normal, principalmente em momentos complicados da vida. No entanto, esses sinais podem indicar problemas maiores quando se tornam constantes e sem motivos aparentes.

O estresse, por exemplo, é um problema de saúde bastante sério, que pode interferir consideravelmente no cotidiano de quem sofre com ele. Porém, como não existem sintomas físicos aparentes, a doença é geralmente tratada como algo meramente emocional e sem consequências.

O que nem todos sabem é que o estresse está ligado ao aparecimento de outros problemas de saúde, como infartos, derrames, pressão alta, infecções e gastrite. Além disso, a perda na qualidade de vida faz com que o estresse seja um dos grandes males da contemporaneidade.

Como Tratar o Estresse?
O tratamento do estresse vai depender muito dos sintomas apresentados por cada pessoa. Nos casos mais leves, simples mudanças nos hábitos diários podem fazer muita diferença. Uma boa alimentação, atividade física e exercícios relaxantes costumam ajudar bastante.

Se o problema for um pouco mais sério, um médico poderá indicar o uso de medicamentos para combater o nervosismo e a ansiedade. Hoje em dia, esses remédios são menos prejudiciais porque não causam dependência nem têm tantos efeitos colaterais, mas ainda assim devem ser usados com cautela.

Estresse
Roer as unhas é um sinal de nervosismo e estresse

Vida Mais Tranquila
É praticamente impossível fugir de situações estressantes no trabalho ou no trânsito, mas a forma como lidamos com essas coisas faz muita diferença. Quem está parado no congestionamento, por exemplo, pode ficar profundamente irritado ou simplesmente respirar fundo, colocar uma boa música para tocar e tentar relaxar.

Ter uma vida mais tranquila é fundamental para combater o estresse. Nem sempre nos lembramos de fazer atividades relaxantes diariamente, como cuidar de plantas, ler um bom livro, caminhar por um parque ou outras coisas semelhantes. Mesmo com a falta de tempo, é essencial reservar um momento do dia para descansar e sentir prazer.

Importância da Alimentação
A alimentação ocupa um papel importantíssimo no combate ao estresse e à ansiedade. Por um lado, alimentos açucarados e estimulantes como café, refrigerantes e doces pode agravar a sensação de nervosismo. Mas existem também aqueles que ajudam a aliviar os sintomas do estresse. Veja uma lista de alimentos que não podem faltar na vida de uma pessoa estressada:

Alface
A alface é um alimento poderoso para quem anda muito nervoso. Ela contém substâncias como a lactucina e a lactupicrina, que atuam em nosso organismo como calmantes naturais. Uma dica é sempre usar as folhas juntamente com os talos, que contém maior concentração dessas substâncias.

Banana
A banana contém em sua polpa aminoácidos conhecidos como triptofanos. Eles são essenciais para o bom funcionamento do cérebro e participam, juntamente com o magnésio, a niacina e a vitamina B3, da produção de serotonina. A serotonina, para quem não saber é um neurotransmissor que ajuda a equilibrar o humor e melhorar o sono. Por isso, comer banana diariamente pode ser interessante em casos de estresse.

Banana
A banana é um dos alimentos que combate o estresse

Castanha do Pará
A castanha do pará tem gorduras do bem, antioxidantes e alto teor de selênio. Esse mineral é muito importante para as funções cerebrais e ajuda a combater os sintomas da ansiedade. O mais incrível é que apenas 1 castanha do pará por dia já garante a quantidade necessária de selênio para que você aproveite esses benefícios.

Espinafre
Alguns vegetais verde escuros, como o espinafre o brócolis, são fonte de vitaminas e minerais que melhoram o funcionamento do sistema nervosos. Eles contêm potássio, fosfato, ácido fólico e magnésio, bem como vitaminas A, C e do complexo B. Essa combinação é excelente para atenuar a ansiedade e o nervosismo, sobretudo se o consumo for dos vegetais for feito com regularidade.

Laranja
A vitamina C da laranja não é apenas boa para prevenir a gripe. Ela também inibe a produção do cortisol, um hormônio diretamente ligado aos sintomas do estresse. Além disso, os nutrientes da laranja também atuam como relaxante muscular, previnem a sensação de fadiga e estimulam o bom funcionamento do sistema nervoso.
Maracujá

O maracujá tem fama de calmante, mas, na verdade, apenas as folhas desempenham esse papel. Por isso, a melhor forma de se acalmar com maracujá é preparando um chá com suas folhas. Elas contêm alcaloides e flavonoides que atuam como analgésico e relaxante muscular.

Peixe e Frutos do Mar
Os peixes e frutos do mar são fonte de dois minerais importantes: o zinco e o selênio. Eles diminuem a sensação de fadiga e a ansiedade porque agem diretamente sobre o cérebro. A dica é consumir esses alimentos pelo menos duas vezes por semana, juntamente com outros itens dessa lista.

Vitaminas do Complexo B
Em momentos de estresse, nosso organismo passa a utilizar a glicose de forma desordenada, às vezes queimando a proteína dos músculos para garantir energia. Por isso, é fundamental incluir na dieta alimentos que contenham vitaminas do complexo B, como leite, queijo, amêndoas, carnes, ovos, banana e aveia.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.