quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Sinais comuns de problema na tireoide


A glândula tireoide tem como principal função regular o metabolismo no corpo, por isso qualquer distúrbio nesse órgão pode desencadear vários problemas de saúde. O hipertireoidismo e o hipotireoidismo são os distúrbios mais comuns que afetam a tireoide, a seguir vamos falar sobre os sinais mais comuns desta condição.

As alterações na glândula tireoide são muito comuns, e nem todas às vezes estão associadas a mudanças inexplicáveis no peso corporal.

As alterações de humor, cansaço, pele seca, ou a simples sensação de que algo anda errado, embora saibamos que podem ser indício de que existe algum problema de tireoide.

A tireoide é uma glândula em forma de borboleta localizada na base do pescoço, que desempenha um papel vital em quase todas as funções do corpo.

É parte do sistema endócrino, produz o hormônio da tireoide (TH), que controla o metabolismo e afeta o coração, músculos, cérebro e outras partes do corpo. Quando a tireoide secreta muita ou pouca quantidade de hormônios, desde as funções básicas do organismo como o sono, o peso, o apetite e o estado de ânimo, podem ser alterados.

Os problemas de tireoide são mais comuns em mulheres do que em homens, as mulheres têm até oito vezes mais probabilidades de sofrer alguma alteração nesta glândula.

Geralmente, tanto o hipotireoidismo (pouca secreção de TH) como o hipertireoidismo (produção excessiva de TH)), apresentam sinais inconfundíveis, mas em alguns casos estes não são tão evidentes ou a alteração é completamente assintomática.
Vejamos alguns sinais comuns do problema de tireoide:

Exaustão e cansaço, inclusive depois de dormir muito bem. Embora o cansaço, a lentidão e a exaustão possam estar associados com um grande número de diferentes problemas de saúde, é um dos sintomas mais comuns de problemas de tireoide.

Quando o cansaço é frequente, inclusive depois de uma boa noite de sono, é provável que se sofra de hipotireoidismo. Este cansaço acontece porque o corpo apresenta uma baixa produção de hormônio da tireoide e o metabolismo funciona mais lento.

Variações de peso sem razão aparente. Um aumento ou perda de peso inexplicável é um sinal comum de problemas de tireoide. Quando você ganha peso apesar de comer bem ou fazer dieta e exercício, é um sinal de alerta de hipotireoidismo. O corpo carece de suficientes níveis de TH, o que resulta em um metabolismo mais lento que queima menos energia e, portanto, acumula gorduras.

No entanto, uma tireoide hiperativa gera uma perda de peso sem explicação. Neste caso, a glândula produz demasiado TH, o metabolismo se acelera e o corpo queima muita energia.

O hipertireoidismo é uma condição mais perigosa do que o hipotireoidismo, porque pode conduzir a problemas cardíacos.

Depressão e tristeza. As mudanças irracionais no estado de ânimo não apenas podem ser devido ao ciclo menstrual. Ansiedade, depressão, tristeza podem ser devido a problemas de tireoide.

Ter pouca ou muita tireoide pode afetar a química do cérebro afetando a secreção de serotonina.

É comum que as pessoas com hipertireoidismo se sintam ansiosas, inquietas ou irritadas, enquanto que as que têm pouco TH podem se sentir tristes ou deprimidas.

Pele seca, queda de cabelo, unhas quebradiças. A pele seca e escamosa, unhas quebradiças e queda de cabelo podem ser um claro indício de hipotireoidismo.

A perda de cabelo também pode estar vinculada a uma tireoide hiperativa, juntamente com a pele ou o cabelo oleoso. Geralmente, estes sintomas podem aparecer depois de meses de um mau funcionamento da tireoide.

Períodos irregulares ou alterados. Um mau funcionamento da tireoide afeta o ciclo menstrual. O hipertireoidismo resulta em um período menstrual mais curto, irregular e com menstruações leves. No entanto, o hipotireoidismo se caracteriza por gerar um período mais pesado e de ciclos mais longos.

É preciso ter muito cuidado, porque as interrupções em um ciclo menstrual regular podem aumentar o risco de infertilidade.

Abortos Espontâneos. Em alguns casos de problemas de tireoide subclínicos, que são uma forma leve de hipotireoidismo geralmente sem sintomas notórios, podem ser gerados abortos espontâneos inexplicáveis.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.