segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Causas e tratamentos para Hemoglobina na urina

A hemoglobina na urina, cientificamente chamada de hemoglobinúria, ocorre quando as hemácias, que são elementos do sangue, se destroem e são eliminadas pela urina, dando-lhe uma cor avermelhada e transparente.
No entanto, a presença de hemoglobina na urina nem sempre provoca sintomas e só é detectada através de exame químico com tira reagente ou exame microscópico, devendo ser tratada logo que possível pelo urologista.
A hemoglobina na urina pode surgir em crianças, adultos e mesmo na gravidez, devido infeções nos rins, a pedras nos rins ou doenças renais graves, como pielonefrite ou câncer, por exemplo. Por vezes, em simultâneo com a hemoglobinuria ocorre hematuria, que é a urina com sangue e é necessário ir no médico para analisar a causa.


Como identificar a hemoglobina na urina
A hemoglobina na urina é positiva quando, após o exame químico com tira reagente, surgem sinais, traços ou cruzes na tira e, negativa quando não se verificam alterações.
Geralmente, quanto mais traços ou cruzes estiverem presentes na tira, maior a quantidade de sangue na urina. No entanto, é sempre necessário ler as instruções na embalagem das tiras reagentes, pois a análise dos resultados depende do laboratório das tiras reagentes.
Além do teste da tira, também se pode fazer um exame microscópico, através da sedimentoscopia, que detecta a quantidade de sangue presente. Neste caso, é considerado normal ter menos que 3 a 5 hemácias por campo ou menos que 10.000 células por ml. 

Sintomas de hemoglobina na urina
A hemoglobinúria nem sempre causa sintomas, porém, pode surgir alteração na urina, como urina vermelha e transparente. Em casos graves, devido à perda de grande quantidade de hemoglobina, que é responsável por transportar oxigênio e nutrientes, pode provocar cansaço fácil, fadiga, palidez e, mesmo anemia.

Causas de hemoglobina na urina
Normalmente não existe hemoglobina na urina e, quando isto ocorre as causas podem ser:

*Problemas nos rins, como nefrite aguda ou pielonefrite;
*Queimaduras graves;
*Câncer de rim;
*Malária;
*Reação a transfusão;
*Tuberculose do trato urinário;
*Hemoglobinúria paroxística noturna.

Além disso, pode ser causa devido a hemoglobinúria paroxística noturna ou por frio, que são tipos raros de anemia hemolítica.

Como tratar a hemoglobina na urina
O tratamento para a hemoglobina na urina depende da causa e deve ser orientada por um urologista. Durante o tratamento pode ser necessário o uso de remédios como antibióticos ou antianêmicos ou a aplicação de sonda vesical.

por Dr. Arthur Frazão - Clínico geral
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.