quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Saiba por que a última escovação do dia é a mais importante para a sua boca

Foto: Reprodução/Pixabay

Dia estafante, cansativo, por muitas vezes, dá aquela baita preguiça e, tudo o que se quer é simplesmente jogar-se na cama. Mas é sempre bom ressaltar: a higienização noturna é a mais importante do seu dia. E você sabe o motivo?

A última limpeza do dia é mais do que essencial. Pense: por mais que você tenha higienizado os dentes ao longo do dia, mais de uma vez, restos de refeições, aquele cafezinho no meio de tarde, tudo pode ter deixado resíduos imperceptíveis.

Esses alimentos retidos podem se transformar em bactérias, que poderão fazer um verdadeiro “carnaval” na sua boca, durante a noite. E o acúmulo delas resultarão em placas bacterianas e até em cáries. Ninguém quer passar por isso, claro.

À noite, nosso corpo entra numa espécie de “modo descanso automático”. E esse estado de relaxamento funciona também para a produção de saliva, por exemplo: há uma diminuição da produção.

Ou seja, essa lentidão modifica a temperatura da boca e propicia um verdadeiro criadouro de bactérias. Praticar a higiene noturna pode estimular a produção de saliva noturna e manter a boca fresquinha e saudável até o dia seguinte.

Sem a escovação para encerrar o dia, a boca fica indefesa por muitas horas seguidas. Para alguns especialistas, inclusive, ela deve não ser somente obrigatória como a mais criteriosa de todo o seu dia.

Não é necessário nenhum procedimento especial: a famosa fórmula fio dental, escovação e enxaguante bucal é suficiente. E aquele trato na língua também é muito bem-vindo, nos últimos minutos antes do sono.

por Juliana Damasceno
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário