sábado, 5 de maio de 2018

Causas das aftas na boca: Veja o que pode ser?

As aftas são tão comuns que nem sempre nos perguntamos por que elas aparecem em nossa boca. Acontece que, na verdade, não existe uma explicação clara da medicina para as causas das aftas, mas sabe-se que alguns fatores contribuem para que elas ocorram em maior ou menor grau.

É mais comum, por exemplo, que pessoas com casos de aftas na família venham a sofrer com o problema também, indicando que deve haver algum tipo de predisposição genética para as afecções bucais.

O que é uma afta?
A afta é um pequena úlcera de profundidade rasa que geralmente surge na cavidade oral, nas gengivas ou na parte interior da língua. Em alguns casos elas também aparecem na garganta e nas amídalas, podem causar bastante dor na região, sobretudo ao engoli ou quando um alimento entra em contato.

Por vezes, também chamadas de candidíase oral, causadas pela candida albicans (embora exista diferença entre as duas), as aftas se apresentam como pequenas erupções arredondadas, com bordas vermelhas e interior branco ou amarelado. Em média elas medem 1 cm de diâmetro considerando toda a parte avermelhada.

Aftas
Observe como são as aftas, aqui apresentadas no lábio

O que causa aftas?
Como comentamos antes, não existe uma explicação consensual para o aparecimentos das aftas. É preciso que o paciente consiga identificar aquilo que mais causa aftas e passe a evitar este agente. Sabemos, no entanto, que elas são mais comuns em pessoas sujeitas a fatores como:

*imunidade baixa;
*uso de alguns tipos de medicamentos;
*estresse emocional;
*período menstrual e pré-menstrual;
*alergias ou reações a alguns alimentos;
*tabagismo;
*uso de aparelhos ortodônticos;
*diabetes;
*anemia;
*HIV;
*alguns tipos de câncer.

No caso de doenças como o câncer e o HIV, o surgimento das aftas se deve à imunidade baixa, já que as defesas do organismo focam na solução do problema principal. Existe uma mensagem que circula sobre a associação de aftas como sendo um sintoma exclusivo do câncer. saiba que, embora ela pode aparecer em pacientes da doença, não é, de forma alguma, um indicativo que a pessoa está doente.

Para quem perceber que existem alguns alimentos que desencadeiam as aftas, vale a pena tentar isolar alguns agentes causadores. É muito comum que alimentos ácidos como abacaxi e massa de tomate causem aftas. Laranja, limão e outras frutas cítricas, embora protejam contra o aparecimento de aftas, devem ser evitadas quando estas já estiverem na boca. Glúten também pode desencadear aftas, assim como o lauril sulfato de sódio, composto químico utilizado em pastas de dentes.


Quais são os sintomas?

Antes do aparecimento da afta de fato, é comum que a pessoa sinta dor e pequena ardência no local. Dependendo do tamanho ou da quantidade e aftas, outros sintomas também podem surgir, como febre, ínguas, perda do paladar e dificuldade para engolir.

Muitos desses sinais derivam da dor causada por essa afecção, que pode ser bastante intensa. Por isso, nos casos mais sérios, é necessário que um médico seja procurado para indicar o melhor tratamento para o problema.

Devo procurar um médico?
De um modo geral, as aftas desaparecem sozinhas após alguns dias, mesmo sem a aplicação de nenhum tipo de tratamento. Por isso, se o problema não estiver afetando o dia a dia da pessoa, não é necessário procurar um especialista.

O médico deve ser consultado quando as aftas são muito grandes, se houver febre, se a duração delas for superior a 3 semanas ou se a dificuldade para engolir for excessiva. Nesses casos é possível o uso de medicação tópica ou via oral para tratar o problema mais rapidamente.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.