terça-feira, 22 de maio de 2018

Esse é o martelo de Thor da vida real – e você não vai acreditar para que é usado

Não é uma coisa que a maioria de nós sequer já imaginou na vida, mas acontece: às vezes, pessoas sob anestesia são atingidas por martelos gigantes.

Para o bem delas, é claro. A ferramenta usada é chamada de martelo cirúrgico, e é mais comum em operações de ortopedia em grandes articulações, como próteses de quadril e de joelho.

Ou seja, se você já teve seu quadril ou joelho substituído, provavelmente foi atingido por um martelo cirúrgico.

É assim que se malham as articulações de alguém com um martelo cirúrgico:


Mjölnir!
Até agora, no entanto, tais martelos eram um pouco sem graça. Estamos em uma época melhor para levar marteladas cirúrgicas, porque entrou em ação Mjölnir, o martelo de Thor:


Sim. Cirurgiões em Sydney, na Austrália, estão usando um novo martelo cirúrgico construído sob medida à imagem de Mjölnir por uma empresa de engenharia biomédica em Sydney. Ele inclusive leva esse nome.

Veja uma comparação entre um martelo cirúrgico comum (agora provavelmente redundante) e Mjölnir:


O primeiro teste de tal ferramenta aconteceu em março deste ano, no hospital Wagga Wagga (eu sei, tudo sobre essa notícia parece brincadeira, mas não é – o Wagga Wagga Base Hospital Hospital é um lugar real) e aparentemente foi um sucesso. Só esperamos que chegue logo no Brasil! [CNET]

fonte
por Natasha Romanzoti
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.