terça-feira, 8 de maio de 2018

Pressão baixa é doença? Como tratar os sintomas?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a pressão baixa não é considerada uma doença pelo Ministério da Saúde, por isso não temos como falar em tratamentos ou sintomas. Na verdade ter pressão mais baixa é considerado uma simples característica que demanda algumas mudanças de hábitos e um maior controle da saúde em alguns casos.

A verdade é que ainda hoje sabemos muito pouco sobre os efeitos dessa característica na saúde de uma pessoa, podemos apontar apenas que esse fator é mais comum em pessoas magras e pode ser amenizado com a adoção de algumas medidas que iremos detalhar no post de hoje.

Se você faz parte do imenso grupo de pessoas que sofrem com os efeitos da pressão baixa e simplesmente não sabe como lidar com isso, continue lendo esse post e aprenda alguns hábitos que podem tornar seu dia a dia mais fácil, confortável e seguro.

Como lidar com a pressão arterial baixa?
É bem comum que o indivíduo que apresenta níveis mais baixos de pressão sanguínea tenha, também, uma imunidade mais baixa e por isso esteja mais suscetível à algumas doenças virais, entre outras coisas. Portanto para evitar que sua imunidade caia e/ou que você tenha crises de pressão e até mesmo desmaios repentinos, é interessante criar hábitos saudáveis como:

Como lidar com a pressão baixa?

Sempre que sentir fraqueza ou tontura, procure se deitar em um ambiente seguro e espere até que a sensação passe. Se possível esteja acompanhado de alguém que possa te ajudar caso venha desmaiar, principalmente em locais públicos.

Beba água: Manter uma boa hidratação ajuda na circulação sanguínea e, portanto, é de grande importância para evitar oscilações na pressão arterial de um indivíduo. Consuma entre 2 e 3 litros de água por dia.

Evite longos intervalos entre as refeições. Busque se alimentar de 3 em 3 horas, no máximo, e dê preferência às refeições mais leves e salgadas. Procure carregar sempre consigo, uma barrinha de cereal, frutas e/ou pequenas doses de sal. Esses recursos podem facilitar sua recuperação em caso de crises, principalmente se você estiver sozinho e em locais públicos. Como no ônibus, ou caminhando na rua por exemplo.

Pratique atividades físicas, o fortalecimento dos músculos auxilia no trânsito sanguíneo e por tanto é um importante aliado na busca por uma pressão estável. Mas importante: nunca faça exercícios, independente da intensidade, sem se alimentar antes. Inclusive evite sair de casa e/ou iniciar o dia sem tomar café da manhã.

Evite o consumo de algumas substâncias. Drogas como maconha e a nicotina acarretam em uma queda da pressão, que no seu caso pode ser muito prejudicial ao seu bem estar e segurança; Outras substâncias que podem acarretar nesse mesmo efeito são remédios para emagrecer e laxantes, por isso não faça o uso desses recursos sem acompanhamento médico.

O maior risco da pressão baixa são os desmaios e tonturas, afinal, esses podem ocasionar em uma queda e consequentemente uma fratura ou algum quadro mais grave. Por isso todo cuidado com a saúde e seu bem estar vale a pena.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.